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Corporeidade, nomadismo e performance||Corporeality, Nomadism and Performance
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Metadados
Descrição
O tema a ser desenvolvido supõe a chamada terceira onda do feminismo reconhecido na superação da questão igualitária e empenhado na desconstrução/constituição de identidades. A ideia que se manifesta é a de criação de novos territórios e práticas, devires produtivos, nos quais se incluem os temas da corporeidade e da materialidade, fortemente associados à prática da performance. Um sentido de corporeidade relacionado a um processo de desafio em transpor lugares e (de)compor identidades. Esse artigo supõe não apenas o nomadismo que remete à condições existenciais e à subversão de fronteiras físicas e conceituais, mas ao subverter das imagens padronizadas de corpos de mulheres por meio de performances que utilizam a manipulação da autoimagem, em meio fotográfico ou digital. Faremos referência a determinadas performances, partindo da radicalidade das cirurgias plásticas de ORLAN, que tornam seu corpo o local da violência impingida aos corpos das mulheres; à mimetização de hábitos culturais que tratam o corpo da mulher como um “recipiente infinitamente habitável para o desejo” em Cindy Sherman; aos Selfies grotescos de Susanne Ohmann, que buscam subverter, por meio do jogo com objetos e aparência, a construção cotidiana de avatares nos meios e redes sociais digitalizadas.||The theme of the present article presupposes the so-called third wave of feminism, recognized in overcoming the egalitarian issue and committed to the deconstruction/constitution of identities. The idea that manifests itself is the creation of new territories and practices, productive becoming, which include the themes of embodiment and materiality, strongly associated with the practice of performance. A sense of embodiment related to a challenge process in transposing places and (de)composing identities. This article assumes not only the nomadism that refers to existential conditions and the subversion of physical and conceptual boundaries, but to the subvert of standardized images of women’s bodies through performances that use the manipulation of self-image in a photographic or digital medium. We will refer to certain performances, starting from the radicality of plastic surgery by ORLAN, who transforms her body in the place of violence inflicted on women’s bodies; the mimicry of cultural habits that treat a woman’s body as an “infinitely habitable container for desire” in Cindy Sherman; to the grotesque Selfies of Susanne Ohmann, which seek to subvert, through a play with objects and appearance, performing a daily construction of avatars in digital media and digital networks.
ISSN
1809-8274
Periódico
Autor
Damião, Carla
Data
24 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Carla Damião | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Artefilosofia; v. 15 (2020): Edição Especial ; 158-170 | 2526-7892 | 1809-8274
Assuntos
Corporeality | Becoming | Nomadism | Selfies | Corporeidade | devir | nomadismo | selfies
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de convidado