-
CORPOS E GÊNEROS DANÇAM NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE SUBVERSÃO NA EDUCAÇÃO
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta pesquisa envolveu a iniciação à docência em dança com foco nas questões de gênero em uma escola em Montenegro/RS. Partiu das questões: Como se estabelecem as relações de gênero na escola? Como a direção e o corpo docente da escola se posicionam em relação a tais questões? Quais políticas públicas educacionais tratam do tema? Como a dança pode contribuir para o debate sobre gênero na escola? O objetivo foi analisar os discursos e as práticas em relação ao gênero na escola. A metodologia incluiu a abordagem qualitativa e a observação participante. Os resultados revelaram discursos e práticas estereotipadas quanto aos gêneros, destacando-se a discriminação e criminalização quanto às posturas das meninas na escola, justificando possíveis abusos que as mesmas possam sofrer.
ISSN
1519-6569
Periódico
Colaboradores
CAPES
Autor
Wolffenbüttel, Cristina Rolim; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Data
20 de dezembro de 2017
Formato
Idioma
Editor
Direitos autorais
Ao submeter um artigo à REVISTA da FUNDARTE e tê-lo aprovado, os autores mantem os seus direitos de autoria e concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos autorais à REVISTA da FUNDARTE: os direitos de primeira publicação e a permissão para que esta revista redistribua esse artigo e seus dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados. By submitting an article to FUNDARTE MAGAZINE and having approved it, the authors retain their copyright and agree to assign, without payment, the following copyrights to FUNDARTE MAGAZINE: the rights of first publication and the permission for this journal to redistribute this article and its data to the indexing and reference services that its editors deem appropriate. This work is licensed under a Creative Commos Attribution 3.0 License
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 34, n. 34 (17): DOCÊNCIA, EXPERIMENTAÇÕES, PESQUISA EM ARTE; 131-152 | 2319-0868 | 1519-6569
Assuntos
Educação; Artes; Dança | Gênero. Dança na Escola. Discriminação Sexual. PIBID/UERGS
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion