-
Cotidianos Escolares em Imagens||School Everyday Life in Images
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo tem como objetivo problematizar os cotidianos escolares em imagens, a partir de intercessores e conceitos da Filosofia da diferença de Deleuze e Guattari. Para tanto, assume como referência os dados-imagens-grafites produzidos durante as pesquisas que desenvolvemos com os cotidianos de escolas públicas de Vitória/ES, Brasil. O texto assume que para falar dos cotidianos escolares em imagens, de modo a potencializar o intempestivo, a produção de sentidos e a multiplicidade dos conhecimentos, é preciso investir em uma outra atitude de pesquisa que considere o caos, o acaso e a permanente abertura e complexidade dos cotidianos escolares como potências para a constituição de um plano de imanência e para a criação de conceitos. O artigo sustenta a ideia de impossibilidade de se eleger imagens que seriam consideradas as mais representativas para se falar dos acontecimentos das escolas. ||This article aims at questioning school everyday life in images, based on intercessors and concepts from Deleuze and Guattari’s Philosophy of Difference. It is based on data-image-graffiti produced during investigations developed by us with public schools’ everyday life in the city of Vitória, ES, Brazil. The text claims that, in order to speak about school everyday life in images to favor the sudden, the production of meaning and the multiplicity of knowledge, it is necessary to invest in another research attitude - one that considers chaos, chance and permanent openness and complexity of school everyday life as forces to constitute an immanence plane and create concepts. The article affirms the idea of impossibility of choosing images that would be considered the most representative to speak about events in the schools.
ISSN
0100-3143
Periódico
Autor
Ferraço, Carlos Eduardo | Gomes, Marco Antonio Oliva
Data
5 de abril de 2017
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/64316/48398 | https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/64316/48399 | https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/downloadSuppFile/64316/45246 | https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/downloadSuppFile/64316/45247
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Educação & Realidade | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Educação & Realidade; v. 42, n. 2 (2017) | Educação & Realidade [Education & Reality]; v. 42, n. 2 (2017) | 2175-6236 | 0100-3143
Assuntos
Educação | Imagem-representação. Imagem-sensação. Clichê. Cotidiano Escolar. | Image-Representation. Image-Sensation. Cliché. School Everyday Life.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion