Descrição
Este artigo busca contribuir para o atual debate sobre os processos de tomada de decisões nos estúdios de Hollywood e do microgerenciamento do processo criativo com o objetivo de produzir filmes consistentemente lucrativos. O autor delineia o processo pelo qual os roteiros são submetidos aos estúdios para determinar a viabilidade deles para produção e como isso impacta na qualidade dos roteiros. Há questões persuasivas sobre se o atual modelo de negócios impossibilita narrativas culturais relevantes e definitivas, e como isso afeta a qualidade e a lucratividade dos filmes contemporâneos. Além de considerar a literatura existente sobre esse tópico, o artigo traz o saber de quinze anos de experiência do autor em Hollywood como roteirista, agente e produtor.||This article seeks to contribute to the current debate about the decisionmaking process within the Hollywood studios and the marketing-driven quest to micromanage the creative process in order to manufacture more consistently profitable films. The author outlines the process to which scripts are subjected in order to determine their suitability for production and how this impacts the quality of the scripts. There are compelling questions about whether the current business model hinders relevant, definitive cultural narratives and how this affects both quality and profitability of contemporary films. In addition to considering the existing literature dealing with the topic, this article also draws on the author’s fifteen-year experience in Hollywood as a screenwriter, agent and producer.