Descrição
O objetivo desse artigo foi propor um trabalho com somas e subtrações, a partir de um jogo educativo, como estratégia de ensino. Consideramos que esse tipo de abordagem carece de maior discussão, reflexão e debate. Como metodologia, elegemos a abordagem qualitativa. Consideramos justificado nosso interesse na soma e subtração, pois em Brasil (2017) vemos uma preocupação recorrente em trabalhar com esses conhecimentos, desde o primeiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano, por isso, realizamos sessões de jogo com turmas desses anos para observarmos suas reações a esse tipo de estratégia, em uma escola pública da periferia da cidade de São Paulo. Consideramos que essa atividade teve como pontos fortes o interesse, socialização e engajamento dos estudantes, ao mesmo tempo em que permitiu que os aprendizes realizassem contas utilizando, predominantemente, estratégias como a contagem nos dedos. Outro ponto relevante foi o interesse das crianças pelo jogo, que foi superior ao entusiasmo com atividades tradicionais de ensino. Quando questionado, com as professoras regentes das turmas, sobre a quantidade de tempo que cada uma das três turmas se interessava por atividades foi possível estabelecer a relação de que, com jogos educativos, é possível manter as crianças interessadas pelas atividades por quantidades superiores de tempo. Outro ponto relevante foi de que os alunos puderam treinar técnicas, tirar dúvidas e atribuir significado as somas e subtrações.