-
Crianças, dispositivos móveis e aprendizagens formais e informais
- Voltar
Metadados
Descrição
As mudanças nos lugares que as crianças ocupam na sociedade, suas formas de socialização e suas práticas lúdicas e culturais contribuem para a construção de novos modos de aprendizagem, cada vez mais mediados pelo uso de dispositivos móveis que desencadeiam a emergência de novas metodologias e espaços de formação. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa com crianças sobre as práticas de multiletramentos e aprendizagens formais e informais na cultura digital, a fim de identificar e fortalecer os diálogos entre os contextos escolares e culturais com a aplicação da metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situados, EAS. A investigação envolveu observações, intervenções didáticas, entrevistas e grupos focais com crianças de diferentes faixas etárias em duas escolas públicas de Florianópolis, SC/Brasil, entre 2014/2015. Análises parciais revelam que as práticas midiáticas das crianças com dispositivos móveis fora da escola, quando articuladas às propostas mídia-educativas, podem desencadear aprendizagens significativas e deslocar os protagonismos dos dispositivos em busca de novas possibilidades de autoria infantil. Práticas que interpelam os que atuam com educação e desafiam a pensar em novas formas de mediação diante dos contornos dessa nova paisagem cultural. Neste texto discutimos os fundamentos teóricos da relação crianças, dispositivos móveis e aprendizagens, a metodologia da pesquisa com o foco na estratégia de aprendizagem learning by doing, algumas narrativas dos episódios e as considerações sobre as práticas dos estudantes com os dispositivos móveis.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Fantin, Mônica
Data
15 de janeiro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647545 | 10.20396/etd.v20i1.8647545
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 66-80 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 66-80 | ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 66-80 | 1676-2592
Assuntos
Crianças. Práticas culturais. Escola. Aprendizagem situada. | Educação. Tecnologias Móveis. Aprendizagem.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa Empírica