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Crítica de cinema e política: o filme histórico nos jornais alternativos Opinião e Movimento||Cinema criticism and politics: the historical film in the underground press Opinião and Movimento
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Metadados
Descrição
Durante os anos setenta, o aumento da produção de filmes históricos foi uma das formas encontradas pelo Estado para orientar a produção através do patrocínio da Embrafilme. O presente artigo analisa a abordagem dos críticos dos jornais Opinião e Movimento para avaliar a contribuição da imprensa alternativa sobre os filmes históricos: Independência ou Morte (1972) de Carlos Coimbra, Os inconfidentes (1972) de Joaquim Pedro de Andrade e Sacco e Vanzetti (1971) de Giuliano Montaldo.||During the seventies, the increase of the historical films production was a form which the State has found to guide the production through the Embrafilme sponsorship. The present paper analyses the critics thinking of Opinião and Movimento to assess the underground press contributions about the historical films: Carlos Coimbra’s Independência ou Morte (1972), Joaquim Pedro de Andrade’s Os inconfidentes (1972) and Giuliano Montaldo’s Sacco e Vanzetti (1971).
ISSN
1983-201X
Periódico
Abrangência
Crítica do cinema brasileiro moderno | 1970, regime militar brasileiro | análise de dois veículos da imprensa alternativa
Autor
Adamatti, Margarida Maria
Data
11 de dezembro de 2012
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/30675 | 10.22456/1983-201X.30675
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/30675/25777 | /*ref*/AMENGUAL, Barthélemy [et. al]. Cinema, arte e ideologia. Porto: Afrontamento, 1975. BAECQUE, Antoine. Cinefilia – invenção de um olha, historia de uma cultura 1944-1968. São Paulo: Cosac Naify, 2010. [2003] BERNARDET, Jean Claude (org.) Anos setenta: cinema. Rio de Janeiro, Ed. Europa, 1979-1980. _____. Brasil em tempo de cinema. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967. _____. Cinema Brasileiro: propostas para uma história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. _____. Piranha no Mar de Rosas. São Paulo: Nobel, 1982. _____. Trajetória Crítica. São Paulo: Polis, 1978. BYWATER, Tim; SOBCHACK, Thomas. Introduction to film criticism. New York/London: Longman, 1989. CAMARGO, Maria Fernanda Ferrez de. A crítica de e a crítica sobre o cinema em Opinião. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Audiovisual) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. CAPELATO, Maria Helena. História e Cinema. São Paulo: Alameda, 2007. CHINEM, Rivaldo. Imprensa alternativa – jornalismo de oposição e inovação. São Paulo: Ática, 1995. FESTA, Regina; LINS DA SILVA, Carlos Eduardo. Comunicação popular e alternativa no Brasil. São Paulo, Edições Paulinas, 1986. FURHAMMAR, Leif; FOLKE, Isaksson. Cinema e política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. GOMES, Paulo Emilio Salles. Cinema: Trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Embrafilme/ Paz e Terra, 1980. Publicado na revista Argumento. São Paulo, n. 1, out. 1973. HILLIERS, Jim; BROWNE, Nick. Cahiers du Cinéma: 1960-1968: New Wave, New Cinema, Re-evaluating Hollywood. London: Routledge, 1996. v. 2. KENSKI, Vani Moreira. O fascínio de Opinião. Doutorado em Educação. 1990. Campinas, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Unicamp. KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários – nos tempos da imprensa alternativa. São Paulo: Editora Página Aberta, 1991. LE GOFF, Jacques. “Documento/Monumento”. In: História e Memória. Campinas, Editora da Unicamp, 1998. MARCONI, Paolo. A censura política na imprensa brasileira (1968-1978). São Paulo: Global Editora, 1980. MARQUARDT, Eduard. Cultura em Opinião – as páginas de Tendências Culturais (1972-1977). 2003. Dissertação (Mestrado em Literatura). Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. MORETTIN, Eduardo Victorio. Os limites de um projeto de monumentalização cinematográfica. Uma análise do filme “Descobrimento do Brasil” (1937). 2001. Tese (Doutorado em Artes). Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. MOURÃO, Dora; CAETANO, Maria de Rosário; BACQUÉ, Laure. Jean-Claude Bernardet: uma homenagem. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Cinemateca Brasileira, 2007. PRUDENZI, Ângela; RESEGOTTI, Elisa. Cinema político italiano – anos 60 e 70. São Paulo: Cosac Naify, 2006. RAMOS, Alcide (org.). O canibalismo dos fracos, cinema e história do Brasil. Bauru: Edusc, 2002. SIMÕES, Inimá. O imaginário da Boca. São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, 1981. _____. Roteiro da intolerância – a censura cinematográfica no Brasil. São Paulo: Editora Senac, 1999. XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico – a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005. WILSON, David. Cahiers du Cinéma: 1973-1978: History, Ideology, Cultural Struggle. London: Routledge, 2000.
Fonte
Anos 90; v. 19, n. 36 (2012): Dossiê História e Mídia; 173-198 | Anos 90; v. 19, n. 36 (2012): Dossiê História e Mídia; 173-198 | 1983-201X | 0104-236X
Assuntos
História Nova, Marc Ferro | Crítica de cinema; Filme histórico; Imprensa alternativa; Os Inconfidentes; Sacco e Vanzetti | História e Mídia | Cinema criticism; Historical film; Underground newspaper; Os Inconfidentes; Sacco e Vanzetti
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | análise imanente