-
Crítica de mídia a partir de experiências em web arte||Media criticism through experiences in web art
- Voltar
Metadados
Descrição
Considering that media criticism can be approached through the observation of formal media innovation processes, this article recovers web art experiences for an investigation on how digital resources critically impact the circuits of media production. It focuses on a case study of the artistic and theoretical works of Lucas Bambozzi and Fábio Fon, they represent that research challenge on the level of what they present (a reenactment of elements present in the media circuit) and also on the level of their roles as authors, curators, makers and analysts, defying the places from where media criticism is originated. We identify a type of media criticism born (almost) involuntarily which is a result from a process of non-authorial appropriation using formal usability and transformation of formats. Journalism, entertainment and art languages converge, both in content and in the form that is presented. This convergence has been studied from different theoretical perspectives, however, it also points to a new moment of critical theory.||Tomando por hipótese de base que um estudo da crítica de mídia pode ser feito através da observação dos processos de inovação formal sobre a linguagem dos meios, propomos uma recuperação de experiências em Web Arte como ponto de partida para uma investigação sobre como o trabalho com recursos digitais tem informado criticamente os circuitos de produção midiática. Adotamos, como estudo de caso, os trabalhos artísticos e teóricos de Lucas Bambozzi e Fábio Fon por representarem esse desafio tanto no nível do que apresentam (um retrabalho com elementos do referido circuito midiático), como pelo acúmulo das funções autoral, curatorial, realizadora e analista em suas figuras, dessa forma colocando em debate também os lugares autorizados de onde parte a crítica. Propomos identificar um tipo específico de crítica nascida (quase) involuntariamente e resultante de um processo de apropriação não autoral a partir da usabilidade formal e mutabilidade dos formatos. Ela lida com uma maior aproximação entre as linguagens do jornalismo, dos meios direcionados ao entretenimento e à arte que se revelam tanto no conteúdo quanto na forma do que é apresentado. Embora essa conjunção esteja sendo estudada hoje a partir de diferentes abordagens teóricas, ela identifica um novo momento também para a teoria crítica.
ISSN
1982-677X
Periódico
Autor
Limberto, Andrea
Data
22 de junho de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/145110 | 10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.145110
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Rumores
Fonte
Rumores; ##issue.vol## 12 ##issue.no## 23 (2018); 174-196 | RuMoRes; v. 12 n. 23 (2018); 174-196 | RuMoRes; Vol. 12 No. 23 (2018); 174-196 | Rumores; Vol. 12 Núm. 23 (2018); 174-196 | Rumores; Vol. 12 No 23 (2018); 174-196 | 1982-677X
Assuntos
Media criticismo | digital media | web art | Lucas Bambozzi | Fábio Fon | Crítica de mídia | meios digitais | web arte | Lucas Bambozzi | Fábio Fon
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion