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Cruzamentos entre palavra e imagem em três momentos da arte brasileira||Crossovers between Word and Image in Three Moments of Brazilian Art||Cruces entre palabra y imagen en tres momentos del arte brasileño
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Metadados
Descrição
This article approaches the intersection between word and visuality in three moments of Brazilian art: Concretism, Neo-Concretism, and New Brazilian Objectivity. From a first moment in which the identity between word and image is pursued in a predominantly optic way, a second occurs in which the word is admitted in its symbolic dimension and identified with space, becoming haptic. At a third moment, these instances maintain their differences, establishing a relation of metonymic contiguity that mobilizes the context in which they are inscribed. The hypothesis here formulated is that a shift in the semantic-visual relation paradigm takes place, having as a point of inflection a theoretical text by Hélio Oiticica from 1967 and his concept of “semantic participation”.||Este artículo aborda el cruce entre palabra y visualidad en tres momentos del arte brasileño: Concretismo, Neoconcretismo y Nueva Objetividad Brasileña. Desde un primer momento en que se buscaba la identidad entre palabra e imagen de manera predominantemente óptica se pasó a otro interesado en la dimensión simbólica de la palabra, que, identificada con el cuerpo y el espacio, se convierte en háptica. En otro momento, palabra y imagen mantienen su diferencia, estableciendo una contigüidad metonímica que moviliza el contexto en que existen tanto en sentido sensorial cómo de red de significaciones y relaciones de poder. A partir del concepto de “participación semántica” (1967), de Hélio Oiticica, se traza un cambio de paradigma en la relación entre palabra y imagen.||Este artigo aborda o cruzamento entre palavra e visualidade em três momentos da arte brasileira: Concretismo, Neoconcretismo e Nova Objetividade Brasileira. De um primeiro momento em que se busca a identidade entre palavra e imagem de modo predominantemente óptico passa-se a outro em que essa identidade está na dimensão simbólica da palavra identificada com o corpo e o espaço, tornando-se háptica, e chega-se a um terceiro em que palavra e imagem instauram uma relação de contiguidade, metonímica, que mobiliza o contexto que as inscreve numa rede de significações e relações de poder. É traçada, a partir do conceito de “participação semântica” (1967), de Hélio Oiticica, uma mudança de paradigma na relação entre palavra e imagem.
ISSN
1678-5320
Periódico
Autor
Gerheim, Fernando
Data
23 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/148634 | 10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.148634
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Fernando Gerheim | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
ARS; Vol. 18 No. 39 (2020); 105-128 | ARS (São Paulo); v. 18 n. 39 (2020); 105-128 | ARS; Vol. 18 Núm. 39 (2020); 105-128 | 2178-0447 | 1678-5320
Assuntos
arte brasileira | palavra e imagem | participação semântica | arte brasileño | palabra y imagen | participación semântica | Brazilian Art | Word and Image | Semantic Participation
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion