-
CULTURAS E EDUCAÇÃO: A RETÓRICA DO MULTICULTURALISMO E A ILUSÃO DO INTERCULTURALISMO
- Voltar
Metadados
Descrição
Os cenários educativos são o locus privilegiado de transmissão cultural, como património histórico da humanidade, mas são também os espaços privilegiados de afirmação das diferenças culturais e do respeito e tolerância pela diversidade. No seu uso mais comum, a noção de cultura está associada a um saber institucionalizado no Ocidente, a um repositório axiológico, estético e cognitivo que foi produzido pela humanidade e que se autodefine como universal. Esta visão que impera na Educação formal e informal, ilude as diferenças culturais e as suas especificidades. A noção de cultura apresenta-se como um conceito estratégico para pensar a humanidade na sua diversidade (CUCHE, 1996). Sendo, embora, todas as culturas permeáveis a influências que as tornam híbridas, há traços culturais imunes e resistentes a qualquer influência externa que constituem a identidade de um povo, sobretudo as suas manifestações simbólicas, nelas incluída a língua. A cultura tornou-se um conceito estratégico para a definição de identidades e alteridades no mundo contemporâneo, um recurso para a afirmação da diferença e da exigência do seu reconhecimento (SANTOS, 2004), mas também um campo de lutas e contradições. Este artigo centra-se na discussão da retórica do multiculturalismo como afirmação das diferenças culturais tendo em consideração que no mundo educativo escolar coexistem culturas diversas mas marginalizadas por uma cultura hegemônica que tende a reproduzir-se e a perpetuar-se. O conceito de multiculturalismo, como conceito eurocêntrico, apolítico, descritivo, ilude o problema das relações de poder, da exploração, das desigualdades e da exclusão. A hegemonia da monocultura eurocêntrica domina todos os espaços, incluindo o educativo (HALL, 2003) gerando a ilusão de que, convivendo no mesmo espaço culturas diferentes, se estabelece um diálogo intercultural. Só uma visão multicultural emancipatória poderá contribuir para um interculturalismo como reconhecimento das alteridades nas suas diversas dimensões e diálogo entre propostas culturais diferentes.
Palavras-chave: Culturas, Educação, multiculturalismo, interculturalismo
ISSN
2238-1279
Autor
Manuel Tavares; UNINOVE
Data
16 de outubro de 2014
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 11, No 25 (2014); 163-190
Tipo
Avaliado por Pares