Descrição
Este artigo tem por objetivo demonstrar as relações entre cultura, televisão e imaginário urbano, no Brasil, isto é, pretende evidenciar de que forma neste país a televisão atua como a principal mediadora das relações sociais e construtora das identidades coletivas. Ao longo da história moderna, a imprensa aparece como importante fator de fixação do homem ao território e construção do ideal da cidade como espaço de convívio e trocas. A narrativa da imprensa coincide com o projeto de ordem e progresso da burguesia em ascensão. Somente em meados do século passado, vozes dissonantes dão origem a outras narrativas, até então colocadas à margem do discurso oficial. No Brasil, a inauguração da televisão, em 1950, antecipa uma nova (des)ordem mundial, em que a complexidade e a incerteza substituem os rígidos referenciais do homem moderno. É neste cenário de ruptura, que se pretende analisar a influência da televisão na formação identitária do brasileiro e na construção do novo imaginário urbano||This paper aims to demonstrate the relationship between culture, television and urban imaginarium in Brazil, that is, it intendeds to demostrate how this country operates television as the main mediator of social relations and construction of collective identities.