-
Curricular environmental: case study of the logistics technology course||Ambientalização curricular: estudo de caso do curso de tecnologia em logística
- Voltar
Metadados
Descrição
In line with the principles of transversality and interdisciplinarity, the course curriculum was designed as a methodological approach that contemplated, through active and participatory methodologies, a teaching and learning process that addressed environmental issues in a transversal and integrated way. In this context the present study sought to analyze how the curricular ambientization is inserted. The research developed, a case study, used as instruments the documentary analysis, participant observation and focus group. The research developed shows that the environmental practice can be worked in a transversal and interdisciplinary way allied with the current market, through the practice in the search for solutions to real problems. This case study provided a significant evolution in the knowledge construction of the students, future logistics professionals, who showed more interest in the contents, when faced with real problems of companies, having to present solutions for a competitive market in which they will soon be active.||Em consonância com os princípios da transversalidade e da interdisciplinaridade, procurou-se verificar, no currículo do curso, uma abordagem metodológica que contemplasse, mediante metodologias ativas e participativas, um processo de ensino e aprendizagem que tratasse as questões ambientais de forma transversal e integrada. Nesse contexto, este estudo procurou analisar como se insere a ambientalização curricular. A pesquisa desenvolvida, um estudo de caso que utilizou como instrumentos a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a observação participante e o grupo focal, demonstrou que a prática ambiental pode ser trabalhada de maneira transversal e interdisciplinar, aliada com o mercado atual, em busca de soluções para problemas reais. Este estudo de caso proporcionou uma evolução significativa na construção do conhecimento dos alunos, futuros profissionais de logística, os quais demonstraram mais interesse nos conteúdos quando colocados à frente de problemas reais de empresas, tendo que indicar soluções para um mercado competitivo do qual em breve serão parte ativa.
ISSN
0104-7469
Periódico
Autor
Alencastro, Mario Sergio Cunha | Michalowski, Jorge Wilson
Data
10 de maio de 2019
Formato
Identificador
http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8686 | 10.5335/rep.v26i2.8686
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Mario Sergio Cunha Alencastro, Jorge Wilson Michalowski | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista Espaço Pedagógico; v. 26 n. 2 (2019): PENSAMENTO COMPUTACIONAL, PROGRAMAÇÃO E EDUCAÇÃO; 518 - 532 | 2238-0302 | 0104-7469
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares