-
Currículos acadêmicos e extensão universitária: sentidos em disputa
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo tem como objetivo analisar os sentidos de currículo acadêmico e de extensão universitária que têm sido produzidos e que circulam no âmbito acadêmico. Investigando materiais produzidos por diferentes atores sociais que atuam na Universidade Federal do Rio de Janeiro, interessa-nos compreender as lutas hegemônicas responsáveis pelo posicionamento da extensão nos currículos acadêmicos. Dialogando com autores que têm focalizado a universidade (Boaventura de Sousa Santos) e seus currículos (Antonio Flavio Moreira), assim como aqueles que têm problematizado as interfaces entre conhecimento, poder e cultura – tais como Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo –, sustentamos a idéia de que a extensão, como espaço ambivalente, reproduz e subverte discursos hegemônicos sobre os conhecimentos acadêmicos. A análise realizada permitiu-nos identificar, nos textos investigados, a presença de ambivalências expressas por meio de marcas subversivas e, simultaneamente, de vestígios de outros discursos que participam das lutas hegemônicas pela estabilização de sentidos sobre extensão universitária. Defendemos que a extensão, ao se aproximar da lógica disciplinar, busca se fortalecer no âmbito universitário afastando-se do lugar de subalternidade no qual tem sido historicamente colocada e apostando em um novo campo de possibilidades, ainda que criticando essa mesma lógica por meio da noção (igualmente ambivalente) de ‘flexibilização curricular’.
ISSN
1676-2592
Periódico
Autor
Ferreira, Márcia Serra | Gabriel, Carmen Teresa
Data
13 de janeiro de 2009
Formato
Identificador
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1051 | 10.20396/etd.v9i0.1051
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
Fonte
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 185-200 | ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 185-200 | ETD - Educação Temática Digital; v. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 185-200 | 1676-2592
Assuntos
Currículo acadêmico. Extensão universitária. Flexibilização curricular. | Extensão universitária | Flexibilização curricular
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Pesquisa bibliográfica