Descrição
A alimentação humana é uma prática que envolve saberes e fazeres que extrapolam os domínios biológicos e nutricionais e derivam de percepções subjetivas e construções sociais, culturais e históricas. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre os percursos, práticas e aprendizados alimentares de idosos que participam do Grupo de Terceira Idade (GTI) do Unilasalle/RS. Trata-se de um estudo etnográfico construído a partir de observação participante e entrevistas orientadas por um roteiro semi-estruturado com perguntas sobre a história de vida alimentar, o espaço social alimentar, assim como os processos de diferenciação social advindos das práticas alimentares. Os dados preliminares apontam que as antigas práticas alimentares dos idosos pesquisados estão sustentadas sobre uma memória social alimentar que informa sobre as regras, interdições e tabus alimentares. Tal memória, modelada pela família e outros grupos de identidade significativos para eles, orienta aquilo que deve/pode ser ingerido ou não. Tais práticas alimentares tradicionais estão sendo tensionadas e/ou atualizadas a partir da interferência de conhecimentos científicos propagados pela modernidade, como as novas práticas educativas desenvolvidas no GTI e os meios de comunicação em geral.