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Da leitura à produção textual: reflexões sobre uma prática de ensino de texto
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Metadados
Descrição
Relato de experiência apresentado no X SELIMEL 2017Este relato de experiência apresenta uma prática desenvolvida com alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, no primeiro semestre de 2017. O objetivo inicial dessa prática foi o de investigar o papel da leitura pública como encaminhamento de reescrita, partindo da hipótese de que a leitura em voz alta se configuraria como nível intermediário entre a presença do interlocutor, característica da fala, e a sua ausência, condição da escrita (ENDRUWEIT e NUNES, 2013). Dessa forma, o momento de abstrações e de ausências da escrita é preenchido com a presença de um interlocutor, de um momento e de um espaço real, quais sejam: os colegas e a sala de aula, contribuindo com o aprimoramento da escrita. Os textos escritos foram norteados pela proposta de Guedes (2009), que orienta a produção de narração, de descrição e de dissertação, para desenvolver as seguintes qualidades discursivas: unidade temática, questionamento, concretude e objetividade. No entanto, os alunos demonstraram dificuldades em apresentar as qualidades discursivas nos seus textos, o que nos levou a buscar outras estratégias para o ensino da escrita, como a análise de outras produções textuais para além das produzidas para a esfera da sala de aula, ou seja, foram trazidos para estudo textos de outros autores. Além disso, outras atividades, como a revisão entre pares, tiveram importância no processo de escrita e de reescrita. A necessidade dessas atividades traz, portanto, uma nova problematização: quais atividades de leitura, além da leitura em voz alta, podem ser realizadas para que haja interlocução real no texto escolar?
ISSN
2317-2347
Periódico
Autor
Taufer, Adauto Locatelli | Netto, Daniela Favero | Lovatto, Amelia Biesek
Data
29 de setembro de 2018
Formato
Identificador
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/931 | 10.35572/rlr.v7i2.931
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista Letras Raras | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Letras Raras; v. 7, n. 2 (2018): A tradução e suas linguagens; 308-320 | Revista Letras Raras; v. 7, n. 2 (2018): A tradução e suas linguagens; 308-320 | 2317-2347 | 10.35572/rlr.v7i2
Assuntos
Ensino-aprendizagem de texto; Leitura; Escrita;
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion