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Da mediação fenomenológica, para a emergência de uma nova corporeidade. O corpo coletivo como uma forma performativa do século XXI
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Metadados
Descrição
Cet article vise à examiner une approche de recherche-création qui avait pour but de développer une vision différente du corps performatif à travers son contact avec la technologie, et ceci en portant une attention particulière sur la réintroduction du corps et son intelligence spécifique dans la compréhension et la construction du rapport somatique et technologie. Cet article défend l’hypothèse que la technologie, utilisée dans cesexpérimentations comme une physicalité (Leroi-Gourhan, [1945] 1973), devient l’activateur d’un processus de reconfiguration sensori-perceptuel (Pitozzi, 2010b) qui aura le potentiel de développer, non pas une seule corporéité, mais de multiples nouvelles corporéités issues de la modification physique et phénoménologique de l’effet de la technologie sur le corps performatif en mouvement. Pour faire l’examen de ces altérations et émergences, l’analyse se fera sous l’angle de la corporéité, soit une interprétation ontologique plus récente du corps performatif (Bernard, 2001; Perrin, 2006), qui propose de comprendre le corps comme une ouverture, un carrefour d’influences et de relations, une réalité mouvante faite de réseaux d’intensités (Merleau-Ponty, 1945; Deleuze & Guattari, 1980; Rolnik, 2006). Je propose d’analyser ces manifestations de la corporéité qui deviennent possibles par un déplacement ontologique du corps lorsqu’il est sous l’action, et activé, par la technologie. C’est donc une approche qui prend en compte une ontologie en mouvance. En suivant ce processus analytique, nous serons en mesure de suggérer que ce déplacement ontologique du corps ”“ rendant possible la prise en compte de sa médiation”“, amène l’évolution des formes de la corporéité.||Este artigo pretende analisar uma abordagem de pesquisa-criação, que tem como objetivo desenvolver uma visão diferente do corpo performativo através do seu contacto com a tecnologia, e com especial atenção para a reintrodução do corpo, e sua inteligência específica, na compreensão e construção da relação entre somática e tecnologia. Este capítulo defende a hipótese de que a tecnologia, utilizada nestas experiências como uma físicalidade (Leroi-Gourhan, [1945], 1973), torna-se um elemento ativador de um processo de reconfiguração sensório-perceptiva (Pitozzi, 2010b), que tem o potencial de desenvolver, não uma corporeidade única, mas várias corporalidades novas decorrentes da modificação, física e fenomenológica, do efeito da tecnologia sobre o corpo performativo em movimento. Para fazer o exame destas alterações e emergências, a análise será feita desde o ângulo do corpóreo, que é uma interpretação ontológica mais recente do corpo performativo (Bernard, 2001; Perrin, 2006), que sugere a compreensão do corpo como uma abertura, uma encruzilhada de influências e relações, uma realidade instável feito de redes de intensidades (Merleau-Ponty, 1945; Deleuze e Guattari, 1980; Rolnik, 2006). Sugiro analisar essas manifestações de corporeidade, o que é possível obter através de uma mudança ontológica do corpo quando está sob a ação da, e ativado pela, tecnologia. É, portanto, uma abordagem que tem em conta uma ontologia instável. Seguindo este processo analítico vamos, então, ser capazes de sugerir que esta mudança ontológica do corpo - tornada possível pela consideração da sua mediação - traz a evolução das formas de corporeidade.
ISSN
1518-5494
Periódico
Autor
Choinière, Isabelle
Data
23 de abril de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/20522 | 10.26512/vis.v17i1.20522
Idioma
Fonte
Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte; v. 17 n. 1 (2018); 49-65 | 2447-2484 | 1518-5494
Assuntos
Somático. Tecnologia. Mediação. Fenomenologia. Cambio ontológico. Corporeidade. | Somatique. Technologie. Médiation. Phénoménologie. Déplacement ontologique. Corporéité.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion