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Da mistificação à inclusão: influência dos modelos de compreensão de deficiência na educação especial
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Metadados
Descrição
O presente trabalho buscará apresentar a constituição da educação especial enquanto modalidade educacional, da sua gênese ao cenário atual, perpassando pelos modelos de compreensão da deficiência que foram criados ao longo desse período. Assim, serão elencados alguns dos principais marcos mundiais em diferentes tempos históricos, sobre como a questão da deficiência e as pessoas que a possuíam eram tratadas, mostrando uma evolução no tratamento dado, em relação às conquistas e efetivações de direitos a eles direcionados. Juntamente com os marcos, o trabalho terá como foco a inserção da pessoa com deficiência no âmbito educacional e os caminhos por eles percorridos até a concepção de uma perspectiva inclusiva nas escolas regulares, na qual uma série de fatores se tornaram responsáveis pela efetivação desse processo de inclusão escolar. O trabalho constitui-se por uma revisão bibliográfica e para tal, foram consultadas importantes obras que discorreram sobre o histórico da educação especial e sua atual efetivação. Desse processo, pôde-se apreender que apesar dos avanços e das normativas que contemplem as diretrizes do conceito de educação inclusiva, cabe ressaltar que é necessário haver um questionamento sobre se há efetividade das ações previstas para a educação especial e se estão em acordo com os preceitos estabelecidos acerca do que contempla uma educação de fato inclusiva.
ISSN
2238-1279
Colaboradores
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF.
Autor
Luana Leal Ribeiro; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF | Renata Maldonado Silva; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
Data
30 de julho de 2017
Formato
Idioma
Direitos autorais
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 14, No 35 (2017); 341-367