Descrição
This article intends to analyze Robert Wiene's cinematographic work, The Office of Doctor Caligari, seeking to understand the impact of production on cinematographic art of the period. It is not an exaggeration to say that, in expressionism, the nightmare, or the “impossible” experience becomes more than a theme among others: it constitutes the very point of view on which cinematographic art is founded.||Este artículo pretende analizar la obra cinematográfica de Robert Wiene, The Office of Doctor Caligari, buscando comprender el impacto de la producción en el arte cinematográfico de la época. No es exagerado decir que, en el expresionismo, la pesadilla o la experiencia “imposible” pasa a ser más que un tema entre otros: constituye el punto de vista mismo sobre el que se funda el arte cinematográfico.||O presente artigo pretende analisar a obra cinematográfica de Robert Wiene, O Gabinete do Doutor Caligari, buscando compreender o impacto da produção na arte cinematográfica do período. Não é exagerado dizer que, no expressionismo, o pesadelo, ou a experiência “impossível” se torna mais do que um tema entre outros: ele constitui o próprio ponto de vista sob o qual se funda a arte cinematográfica.