-
DA RETÓRICA ANTIGA AO OFÍCIO DO PROFESSOR NA SALA DE AULA HOJE: : RELAÇÕES POSSÍVEIS
- Voltar
Metadados
Descrição
In this paper, we first present a summary of the extension course “Rhetoric, Discourse and Truth: its implications for teacher training” (2019), which was organized by the Study and Research Group on Philosophy and Education (DEVIR) of the Institute of Education of the Fluminense Federal University of Rio de Janeiro at the city of Angra dos Reis, Brazil. Among the thematic contents studied in the course, we chose to highlight in this discipline the political and historical importance of sophists in democracy and for the studies of Rhetoric, some relations between sophistry and truth in Platonic philosophy, crossing the contributions of Aristotelian rhetoric and Cicero's oratory, having as the main reference studies of Marilena Chauí. Finally, in the third part of the article, we present some of the developments of these contributions on ancient rhetoric to think about some meanings of the teacher's profession in the classroom today.||En este artículo, primero presentamos un breve resumen del curso de extensión “Retórica, discurso y verdad: sus implicaciones para la formación del profesorado” (2019), que fue organizado por el Grupo de Estudio e Investigación en Filosofía y Educación (DEVIR) del Instituto de Educación de Angra dos Reis de la UFF. Entre los contenidos temáticos estudiados en el curso, se optó por destacar en este artículo la importancia política e histórica de los sofistas en la democracia y para los estudios de la Retórica, algunas relaciones entre sofistería y verdad en la filosofía platónica, cruzando los aportes de la retórica aristotélica y la oratória de Cicerón, teniendo como principal referencia los estudios de Marilena Chauí. Finalmente, em la tercera parte del artículo, presentamos algunos de los desarrollos de estos aportes sobre la retórica antigua para reflexionar sobre algunos significados del oficio del maestro en la sala de aula hoy.||Neste artigo, primeiramente apresentamos uma breve síntese do curso de extensão “Retórica, Discurso e Verdade: suas implicações na formação docente” (2019) que foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação (DEVIR) do Instituto de Educação de Angra dos Reis da UFF. Entre os conteúdos temáticos estudados no curso, escolhemos destacar nesse artigo a importância política e histórica dos sofistas na democracia e para os estudos da Retórica, algumas relações entre sofística e verdade na filosofia platônica, atravessando as contribuições da retórica aristotélica e da oratória de Cícero, tendo por referência principal os estudos de Marilena Chauí. Por fim, na terceira parte do artigo, apresentamos alguns dos desdobramentos dessas contribuições sobre a retórica antiga para pensarmos alguns significados do ofício do professor em sala de aula hoje.
ISSN
2317-6628
Autor
Marton, Silmara Lídia
Data
29 de julho de 2021
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Fonte
ENCONTROS COM A FILOSOFIA - ISSN 2317-6628; v. 1 n. 13 (2021): RETÓRICA, DISCURSO E VERDADE: SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE; 6-27 | 2317-6628 | 2317-6628
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion