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Dance, disability, accessible education and teacher training: experiences and theorizations in process||Dança, deficiência, educação acessível e formação de professores: experiências e teorizações em percurso
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Metadados
Descrição
This text presents the experiences and reflections of a teacher working in disciplines dedicated to inclusive perspectives on theory and practice in undergraduate dance courses. Over the course of two decades, the author's perceptions of changes in the political-educational scenario within educational and artistic contexts are the motivation for constant reflection on concepts, themes for study, methodologies and proposals to be developed with students who are destined to become teachers. These experiences bring to light the ethical, political, aesthetic, poetic, artistic and pedagogical foundations that guide the composition of the curriculum, the potential of practice as a curricular component that orientates the teaching-learning processes, the importance of collaborations between the academic space and other social segments and, the classroom as a space for compositions and encounters in diversity. It is concluded that despite significant advances, studies on dance, disability and accessible education, are still necessary, underlining the relevance of space-times of experiences and critical reflection in dance teacher training courses.||O presente texto apresenta experiências e reflexões de uma docente atuante em disciplinas dedicadas à teorizações e práticas em uma perspectiva inclusiva, em cursos de graduação em dança. Em um percurso de duas décadas destacam-se as percepções da autora quanto às mudanças no cenário político-educacional, nos contextos educacionais e artísticos, motivando a constante reflexão sobre conceitos, temáticas de estudo, metodologias e proposições a serem desenvolvidas com alunas e alunos que irão atuar na docência. As experiências evidenciam alguns fundamentos éticos, políticos, estéticos, poéticos, artísticos e pedagógicos norteadores para a composição de currículos, o potencial da prática como componente curricular guiando os processos de ensino-aprendizagem, a importância das colaborações entre o espaço acadêmico e outros segmentos sociais e, a sala de aula como espaço de composições e encontros na diversidade. Conclui-se que apesar de avanços significativos, os estudos sobre dança, deficiência e educação acessível, seguem sendo necessários, apontando para a relevância de espaços-tempos de experiências e reflexão crítica nos cursos de formação de professores de dança.
ISSN
1984-3178
Periódico
Autor
Costas, Ana Maria Rodriguez
Data
1 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/18313 | 10.5965/19843178164202085
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Ana Maria Rodriguez Costas | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Revista Educação, Artes e Inclusão; v. 16 n. 4 (2020): Revista Educação, Artes e Inclusão; 085-114 | 1984-3178 | 10.5965/198431781642020
Assuntos
Dança. Deficiência. Educação acessível. Formação de professores. | formação de professores de dança
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion