-
DANCES OF A TIME: PEDAGOGIES OF ABSENCE IN THE MIDDLE OF THE PANDEMIC||DANÇAS DE UM TEMPO: PEDAGOGIAS DA AUSÊNCIA EM MEIO À PANDEMIA
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper proposes to reflect about dance, in its educational context, from the situation caused by the Covid-19 pandemic. The question that guides the text comes from the problem of teaching an art of the presence in a remote way: what was it possible to gather from this experience in order to project changes in dance teaching? Thus, the introduction presents the context of remote emergency teaching with reference to dance practice. Following this, three aspects related to dance learning are described: a time for listening, a poetics of distance and a state of being in the present. In the last part, the article draws conclusions on dance and its contributions to this process of artistic pedagogical reformulation, which demanded reinvention from all involved: children, educators and families. KeywordsDance. Art. Education. Pandemic. Distance.||Este artigo apresenta um caminho de organização de processos artístico-pedagógicos em dança realizados durante a pandemia de Covid-19. Essa proposição surge a partir das trocas estabelecidas entre cinco artistas/educadoras da dança. A dança, em viés educacional, é uma área do conhecimento que se relaciona com as experiências corporais, artísticas e estéticas que, até a pandemia, eram realizadas prioritariamente de maneira presencial. Com o agravamento da situação sanitária, as práticas artístico-pedagógicas precisaram com emergência ser adaptadas ao ensino remoto. A partir desse cenário, este artigo se propõe a oferecer possibilidades de aprendizagem da dança em caráter remoto e apontar pistas sobre o retorno presencial. Na introdução apresentamos o contexto do ensino remoto emergencial em relação às práticas de dança. Em seguida apresentamos três aspectos relacionados a uma aprendizagem em dança: um tempo da escuta, uma poética da distância e uma permanência no presente. Na última parte tecemos sentidos sobre a presença da dança e suas contribuições neste processo de reformulação artístico-pedagógica que exigiu reinvenções de todas as partes envolvidas: crianças, educadores e famílias. Palavras-chaveDança. Arte. Educação. Pandemia. Distância.
ISSN
1519-275X
Periódico
Autor
de Andrade, Carolina Romano | dos Santos, Renata Fernandes | Banov, Luiza Romani Ferreira
Data
31 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/110540 | 10.22456/2236-3254.110540
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Carolina Romano de Andrade, Renata Fernandes dos Santos, Luiza Romani Ferreira Banov
Fonte
Cena; n. 34 (2021): Dossiê Pedagogia(s) das Artes Cênicas; 73-82 | Revista Cena; n. 34 (2021): Dossiê Pedagogia(s) das Artes Cênicas; 73-82 | Revista Cena; n. 34 (2021): Dossiê Pedagogia(s) das Artes Cênicas; 73-82 | 2236-3254 | 1519-275X
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares