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Das reflexões de um ensaio literário ao espelho da crítica
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Metadados
Descrição
Partindo de ponderações não apenas conceituais/reflexivas como também expressivas/literárias, este texto procura tensionar obras de campos distintos. O filosófico - em que o principal alicerce é a racionalidade conceitual - e o artístico em que ganham relevos os aspectos miméticos expressivos. Este entrelaçamento procura desvelar contrapontos entre o conto literário O Espelho, de Guimarães Rosa e as reflexões filosóficas suscitadas na Teoria Estética e na Dialética Negativa de Theodor Adorno. Essas obras, em seus distintos campos e com suas diferentes formalizações, colocam em tensão forças contraditórias. De um lado o esforço persistente do conceito que, mesmo ciente de seu fracasso e da impossibilidade de atingir suas próprias pretensões, procura dizer algo de indizível, explorando os seus limites em direção ao seu oposto, o não conceitual no objeto conceituado. Do outro lado do espelho, como um negativo do movimento do conceito, a narrativa de Rosa explora os aspectos expressivos da palavra de modo a revelar no objeto detalhes opacos ao conhecimento conceitual. No caso especifico, um conto que procura espelhar tanto um ensaio filosófico quanto um experimento empírico, colocando como objeto de análise, a própria imagem no espelho.||This text comprehends not only conceptual/reflective but also expressive/literary considerations, facing works from different fields. The philosophical field - in which the main foundation is the conceptual rationality - and the artistic field in which the expressive mimetic aspects gain relevance. This interweaving seeks to reveal counterpoints between the literary tale O Espelho, by Guimarães Rosa and the philosophical reflections raised in Theodor Adorno’s Aesthetic Theory and Negative Dialectic. These works, in their different fields and with their different formalizations, put contradictory forces in tension. On the one hand, the persistent effort of the concept which, even though aware of its failure and the impossibility of reaching its own pretensions, seeks to say something unspeakable, exploring its limits towards its opposite, the non-conceptual in the conceptualized object. On the other side of the mirror, as a negative of the movement of the concept, Rosa’s narrative explores the expressive aspects of the word in order to reveal in the object details opaque to conceptual knowledge. In the specific case, a short story that seeks to mirror both a philosophical essay and an empirical experiment, placing the image itself in the mirror as an object of analysis.
ISSN
1809-8274
Periódico
Autor
Altenfelder de Arruda Campos, Luis Fernando | Pucci, Bruno | Bonilha Cavaggioni, Gloria
Data
26 de setembro de 2020
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Luis Fernando Altenfelder de Arruda Campos, Bruno Pucci, Gloria Bonilha Cavaggioni | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Artefilosofia; v. 15 n. 29 (2020): DOSSIÊ FIGURAÇÕES E INTERLOCUÇÕES: A QUESTÃO FEMININA EM WALTER BENJAMIN; 246-264 | 2526-7892 | 1809-8274
Assuntos
aesthetics | experience | mirror | Guimarães Rosa | Theodor Adorno | estética | experiência | espelho | Guimarães Rosa | Theodor Adorno
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion