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DE REGLAS Y SENTIMIENTOS: DISCURSOS CIVILIZATORIOS EN LA SERIE DE LECTURA PEDRINHO Y EN LA REVISTA PAIS & FILHOS||OF RULES AND FEELINGS: CIVILIZATION SPEECHES IN THE PEDRINHO READING SERIES AND THE PAIS & FILHOS MAGAZINE||DE REGRAS E SENTIMENTOS: DISCURSOS CIVILIZATÓRIOS NA SÉRIE DE LEITURA PEDRINHO E NA REVISTA PAIS & FILHOS
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Metadados
Descrição
The present article aims to analyze the permanences and discontinuities of the civilizatory discourses propagated in educational forms that sought to regulate aspects of physical and moral health in the second half of the twentieth century. With this intent, on examine the Pedrinho Graduate Reading Series, by Lourenço Filho, which circulated in the primary public school throughout Brazil in the 1950s and 1960s, and the monthly magazine Pais & Filhos, specifically a sample of editions from the 1960s to the 1980s. Based on the discussions about the civilization process undertaken by Norbert Elias, it was found that the period after World War II was marked by the reinvention of forms of coexistence, of belonging and social distinction. In this context, the production and circulation of printed matter that disseminated civilizing contents, in the most varied material and textual supports, constituted “discursive and institutional devices that, in a given society, aim at disciplining the body and practices and model behaviors and the thoughts” (CHARTIER, 2003, p.155). The publications examined were circulated both in the school institution and from outside, between parents. In addition, they contributed to internalizing habits, behaviors, values that were the producers of rules on health practices and guidelines for a perfect personal, moral and social conduct.
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El presente artículo analiza las permanencias y discontinuidades de los discursos civilizatorios vehiculados en impresos educativos que procuraron regir aspectos de la salud física y moral en la segunda mitad del siglo XX. La Serie de Lectura Graduada Pedrinho, de Lourenço Filho, que circuló en la escuela pública primaria en todo Brasil, en las décadas de 1950/1960, y la revista mensual Pais & Filhos, específicamente una la muestra de ediciones de los años 1960 a 1980, fueron las fuentes de investigación. Pautas en las discusiones sobre el proceso civilizatorio emprendidas por Norbert Elias, conviene registrar que en el período posterior a la Segunda Guerra Mundial, ocurrió la reinvención de formas de convivencia, del sentimiento de pertenencia y de distinción social. En este contexto, la producción y circulación de impresos que divulgaban enunciados de cuño civilizatorio, en los más variados soportes materiales y textuales, configuraban “dispositivos discursivos e institucionales que, en una determinada sociedad, apuntan a disciplinar el cuerpo y las prácticas y modelar los comportamientos y modelar los comportamientos y modelos los pensamientos” (CHARTIER, 2003, p. 155). Las Publicaciones examinadas circularon tanto en la institución escolar, en una perspectiva de educación escolarizada, como fuera de ella (entre padres y madres) y contribuían para, vía lectura, internalizar hábitos, conductas, valores que fueron productores de reglas sobre prácticas de salud y orientaciones para la salud una perfecta conducta personal, moral y social.
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O presente artigo tem por objetivo analisar as permanências e descontinuidades dos discursos civilizatórios veiculados em impressos educacionais que procuraram regrar aspectos da saúde física e moral na segunda metade do século XX. Com este intento, estabeleceram-se como fontes de investigação a Série de Leitura Graduada Pedrinho, de Lourenço Filho, que circulou na escola pública primária em todo o Brasil, nas décadas de 1950/1960, e a revista mensal Pais & Filhos, especificamente uma amostra de edições dos anos de 1960 a 1980. Pautadas nas discussões sobre o processo civilizatório empreendidas por Norbert Elias, convém registrar que no período posterior à Segunda Guerra Mundial, ocorreu a reinvenção de formas de convivência, do sentimento de pertença e de distinção social. Nesse contexto, a produção e a circulação de impressos que divulgavam enunciados de cunho civilizatório, nos mais variados suportes materiais e textuais, configuravam “dispositivos discursivos e institucionais que, em uma dada sociedade, visam a disciplinar o corpo e as práticas e modelar os comportamentos e os pensamentos” (CHARTIER, 2003, p. 155). As publicações examinadas circularam tanto na instituição escolar, em uma perspectiva de educação escolarizada, como fora dela (entre pais e mães) e contribuíam para, via leitura, internalizar hábitos, condutas, valores que foram produtores de regras sobre práticas de saúde e orientações para uma perfeita conduta pessoal, moral e social.
ISSN
2178-2679
Periódico
Autor
dos Santos, Liana Pereira Borba | Cunha, Maria Teresa Santos
Data
1 de janeiro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5994 | 10.22481/praxisedu.v16i38.5994
Idioma
Editor
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 159-180 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 159-180 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 159-180 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Discurso civilizatório | Imprensa educacional | Infância | Discurso civilizatorio | Prensa educativa | Infancia | Civilizing discourse | Educational Press | Childhood
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion