-
Deixar-se enganar||To let yourself be fooled||Dejarse engañar
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo analisa uma experiência realizada com participantes de um processo pedagógico a partir da exposição do artifício cênico e da mentira teatral. Em diálogo com ideias de pensadores da teatralidade como Josette Feral e Óscar Cornago, o artigo se propõe a pensar o espectador dessa cena que se assume enquanto cena. A mediação palco/plateia pode ser feita apenas pelos próprios funcionamentos, jogos, materialidades e regras dessa cena? A relação entre o público e a obra a partir da teatralidade é o objeto de estudo deste artigo.||This article analyzes an experience conducted with participants of a pedagogical process starting from the exposure of scenic artifice and theatrical lie. In dialogue with ideas of theatre theoreticians, such as Josette Feral and Oscar Cornago, the article aims to comprehend the spectator of this scene which takes itself as scene. Can the stage/ audience mediation be made only by the scene’s operation, games, materiality, and rules? The relationship between audience and work established by the theatricality is the subject of this article.||En este artículo se evalúa una experiencia realizada con participantes de un proceso pedagógico a partir de la exposición de artificios escénicos y de la mentira teatral. En diálogo con ideas de los pensadores de la teatralidad como Josette Féral y Óscar Cornago, este artículo se propone a pensar al espectador de esta escena que se asume como escena. ¿Puede la mediación escenario/audiencia hacerse solamente por materialidades, juegos, reglas, operaciones que gobiernan esta escena? La relación entre el público y la obra a partir de la teatralidad es el objeto de este artículo.
ISSN
2238-3999
Periódico
Autor
Marko, Ana Julia
Data
30 de junho de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2016 Revista aSPAs
Fonte
Revue aSPAs; Vol. 6 No 1 (2016): O espectador contemporâneo; 140-148 | Revista Aspas; v. 6 n. 1 (2016): O espectador contemporâneo; 140-148 | Revista aSPAs; Vol. 6 Núm. 1 (2016): O espectador contemporâneo; 140-148 | 2238-3999
Assuntos
Spectator | Pedagogy | Theatricality. | Espectador | Pedagogía | Teatralidad. | Espectador | Pedagogia | Teatralidade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion