-
denuncias y pronunciaciones: estudios afro-perspectivistas sobre infancias y educación de las relaciones étnico-raciales||denúncias e pronúncias: estudos afroperspectivistas sobre infâncias e educação das relações étnico-raciais||complaints and pronouncements: afro-perspectivist studies on childhood and education of ethnic-racial relations
- Voltar
Metadados
Descrição
O horizonte dos desafios deste breve estudo afroperspectivistaestá na articulação entre educação das relações étnico-raciais e os estudos da infância. As questões geracionais da infância não estão dissociadas da racialização. Portanto, o racismo é um fenômeno que precisa ser enfrentado nos contextos infantis. Este ensaio faz algumas denúncias acerca de situações de racismo que afligem crianças no Brasil. Para além das denúncias que se fazem necessárias e incontornáveis. Este artigo-ensaio destaca o que aqui denominamos de pronúncias. Através das pronúncias postulamos que é importante propor caminhos antirracistas. A filosofia afroperspectivistaopera através de uma trama na qual a Infância – enquanto conceito filosófico – é a chave existencial e política para promoção da afrotopia. Levando em conta o debate feito pelo economista senegalês Felwine Sarr, a afrotopia é tomada como possibilidade real. Numa abordagem afroperspectivista, a conjectura é de que precisamos denegrir e infancializar a vida para construir um afrotopos. Um aspecto que merece destaque é a ideia de que o projeto Ocidental promove a adultidade, o que implica na colonização da vida e do mundo. A nossa hipótese é de que através da promoção da infância podemos ter as condições necessárias para sociedades antirracistas. No final do artigo-ensaio sugerimos um estatuto afroperspectivista da infância como indicador pró-ativo de promoção de outras realidades.||El horizonte para los desafíos de este breve estudio afro-perspectivista es la articulación entre la educación de las relaciones étnico-raciales y los estudios de la infancia. Los problemas generacionales de la infancia no están disociados de la racialización. Por lo tanto, el racismo es un fenómeno que debe abordarse en los contextos infantiles. Este ensayo presenta algunas denuncias sobre situaciones de racismo que afectan a los niños/las niñas en Brasil. Además de las denuncias que son necesarias e inevitables. Este artículo-ensayo destaca lo que aquí denominamos de “pronuncias”. A través de las pronunciaciones postulamos que es importante proponer caminos antirracistas. La filosofía afro-perspectivista opera a través de una trama en la que la infancia, como concepto filosófico, es la clave existencial y política para la promoción de la afrotopia. Teniendo en cuenta el debate realizado por el economista senegalés Felwine Sarr, la afrotopia se considera una posibilidad real. En un enfoque afro-perspectivista, la conjetura es que necesitamos denegrir e infantilizar la vida para construir afrotopos. Un aspecto que merece destacarse es la idea de que el proyecto occidental promueve la edad adulta, lo que implica la colonización de la vida y el mundo. Nuestra hipótesis es que a través de la promoción de la infancia podemos tener las condiciones necesarias para las sociedades antirracistas. Al final del artículo-ensayo, sugerimos un estado afroperspectivista de la infancia como un indicador proactivo para promover otras realidades.||This brief Afroperspectivist study explores the articulation between the education of ethnic-racial relations and childhood studies. The generational issues of childhood are not dissociated from racialization. Therefore, racism is a phenomenon that needs to be tackled in children's contexts. This essay makes some complaints about situations of racism that afflict children in Brazil, and offers what we call pronouncements. We postulate that it is important to propose anti-racist paths. Afro-perspectivist philosophy operates on the assumption that childhood – approached as a philosophical concept - is the existential and political key to the promotion of afrotopia, which the Senegalese economist Felwine Sarr understands as a real historical possibility. We argue that the Western project promotes adulthood, which implies the colonization of life and the world. Our hypothesis is that through the promotion of childhood we can create the necessary conditions for anti-racist societies, and offer an afro-perspectivist understanding of childhood as a proactive indicator of the possibility other realities.
ISSN
1984-5987
Periódico
Autor
noguera, renato
Data
25 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/48335 | 10.12957/childphilo.2020.48335
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 childhood & philosophy
Fonte
childhood & philosophy; Vol 16 (2020); 01 - 22 | childhood & philosophy; Vol 16 (2020); 01 - 22 | childhood & philosophy; Vol 16 (2020); 01 - 22 | 1984-5987
Assuntos
philosophy; childhood studies | afroperspectivism; anti-racism; childhoods; utopia | Filosofia; Estudos da Infância | afroperspectividade; denúncias; étnico-raciais; infância; pronúncias. | filosofía; estudios de infacia | afroperspectividad; denuncias; étnico-racial; infancia; pronunciaciones
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion