-
Desafios contemporâneos na formação de professores de inglês: algumas contribuições dos estudos de Inglês como Língua Franca||Contemporary challenges in English teacher education: some contributions from the studies of English as a Lingua Franca
- Voltar
Metadados
Descrição
O caráter singular da língua inglesa tem contribuído para a produção de uma literatura abundante voltada para o delineamento de uma pedagogia de ensino desse idioma que leve em consideração seu papel de língua franca. Nos últimos anos, a literatura da área de Inglês como Língua Franca (ILF) tem demonstrado grande interesse em apresentar exemplos práticos do que seja ensinar a língua inglesa numa perspectiva de língua franca. De igual modo, muitos trabalhos têm demonstrado a relevância da inserção dos estudos do ILF nos programas de formação de professores de inglês. Neste artigo, partindo de considerações feitas por pesquisadores do campo do ILF (BAYYURT; SIFAKIS, 2017; COGO; SIQUEIRA, 2017; GIMENEZ; EL KADRI; CALVO, 2018; JORDÃO; MARQUES, 2018; SIFAKIS, 2014), discutimos acerca da importância da inserção dos estudos do ILF para a formação docente, levando em consideração o desafio que tal inserção representa, visto que o processo de aprendizagem e ensino de língua inglesa continua a ser orientado pelo construto do falante nativo.PALAVRAS-CHAVE: Inglês como língua franca; Formação de professores; Ensino de inglês||The singular character of the English language has contributed to the production of an abundant literature aimed at delineating a teaching pedagogy of that language which considers its role as a lingua franca. In recent years, the studies on English as a Lingua Franca (ELF) has shown great interest in presenting practical examples of ELF-oriented lessons. Similarly, lots of research papers have shown the importance of integrating ELF studies into teacher education curriculum. In this paper, based on considerations made by ELF researchers (BAYYURT; SIFAKIS, 2017; COGO; SIQUEIRA, 2017; GIMENEZ; EL KADRI; CALVO, 2018; JORDÃO; MARQUES, 2018; SIFAKIS, 2014), the importance of integrating ELF studies in teacher education is discussed taking into consideration the challenge that such integration may represent due to the fact that the process of learning and teaching English is still oriented by the construct of the native speaker (KUMARAVADIVELU, 2016; WIDDOWSON, 2012).
ISSN
2317-2347
Periódico
Autor
Santos, Jacyara Nô dos | Siqueira, Sávio
Data
30 de setembro de 2019
Formato
Identificador
http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/1458 | 10.35572/rlr.v8i3.1458
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista Letras Raras | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Letras Raras; v. 8, n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 65-86 / Eng. 64-84 | Revista Letras Raras; v. 8, n. 3 (2019): A formação de professores de línguas na contemporaneidade: cenários, desafios e possibilidades; Port. 65-86 / Eng. 64-84 | 2317-2347 | 10.35572/rlr.v8i3
Assuntos
Inglês como língua franca; Formação de professores; Ensino de inglês
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion