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DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A INCORPORAÇÃO DAS TIC NOS PROCESSOS DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
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Metadados
Descrição
A presente pesquisa, em uma abordagem qualitativa, sem desprezar os dados quantificáveis, teve como objetivo investigar o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos processos do ensino e da aprendizagem do ensino fundamental. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram a análise documental do Projeto Político Pedagógico das escolas, o diário de campo, o questionário misto e a entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos os professores e os gestores. O locus da pesquisa foram escolas públicas dos municípios que integram a mesorregião do oeste catarinense e do ABC paulista, previamente selecionados, totalizando dois municípios do oeste de Santa Catarina e um município do ABC de São Paulo, sendo uma escola em cada município. A análise dos dados coletados possibilitou constatar que professores e gestores reconhecem o potencial das TIC para favorecer os processos do ensino e da aprendizagem, ainda que não haja relação direta com os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Contudo, ficou evidente a necessidade de se desenvolver a cultura tecnológica que implica a gestão escolar das TIC. Revelou, também, que há necessidade de se oferecer formação para os educadores, de modo que seja efetivada a gestão escolar das TIC, o que não se dá isento da definição e redefinição de políticas públicas em educação.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Processos de Ensino e Aprendizagem. TIC
ISSN
2238-1279
Autor
Mônica Piccione Gomes Rios; Pontifícia Universidade Católica de Campinas | Klinger Luiz de Oliveira Sousa; Faculdade São Leopoldo Mandic | Ortenila Sopelsa; Universidade do Oeste de Santa Catarina | Mirelle Araujo Casagrande; Universidade do Oeste de Santa Catarina
Data
2 de abril de 2014
Formato
Idioma
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Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 11, No 23 (2014); 209-230
Tipo
Avaliado por Pares