-
Desafios do financiamento em planos de educação
- Voltar
Metadados
Descrição
Pretendo aqui fazer algumas considerações gerais sobre planos de educação no Brasil, com foco no financiamento. Inicialmente, aponto a fragilidade de planos numa sociedade, economia e Estado que não visam ao bem comum, mas apenas aos interesses de grupos e classes dominantes, embora minoritários. Tal fragilidade é agravada pelo descumprimento sistemático de algumas leis pelos governos. No item seguinte, analiso as propostas de Planos Nacionais de Educação (PNEs) formulados no final dos anos 1990, da Lei nº 10.172 (BRASIL, 2001), de 09 de janeiro de 2001, que instituiu o PNE em vigor até o final de 2010, e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado pelo governo federal em 2007. Por fim, analiso alguns aspectos da Lei Federal nº 13.005 (BRASIL, 2014), do novo PNE, sobretudo os relativos ao financiamento, comparando-os com o PL aprovado pela Câmara dos Deputados em outubro de 2012 e o PL encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional em dezembro de 2010.
ISSN
2238-1279
Autor
Nicholas Davies; UFF
Data
19 de dezembro de 2016
Formato
Idioma
Direitos autorais
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos: 1. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo; 2. O(s) autor(es) mantêm os direitos sobre o artigo, entretanto, a publicação na revista implica na cessão integral e exclusiva dos direitos autorais, sem pagamento, sob a Licença Creative Commons Attribution CCBYNC, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e primeira edição neste periódico; 3. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá; 4. Ao(s) autor(es) de um artigo é permitida e incentivada a distribuição de trabalho on-line, por meio da divulgação do doi ou do link de acesso à revista.
Fonte
Revista Educação e Cultura Contemporânea; Vol. 13, No 33 (2016); 299-320
Tipo
Avaliado por Pares