-
DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS
- Voltar
Metadados
Descrição
O envelhecimento populacional, em uma sociedade cada vez mais digital faz com que seja necessário desenvolver estratégias para que os idosos possam se sentir incluídos de forma a poderem desfrutar destas novas soluções tecnológico-digitais no seu processo de envelhecimento. Para o efeito, é fundamental que sejam desenvolvidos e implementados projetos que visem à inclusão digital dos idosos e, consequentemente, a inclusão social desse segmento populacional. Neste sentido, deverão ser criadas todas as condições para que os idosos possam conhecer e aprender a utilizar os recursos digitais de forma a poderem utilizá-los em suas atividades diárias. Este artigo teórico pretende promover uma reflexão acerca das variáveis associadas à implementação e desenvolvimento de projetos/programas de inclusão digital para os idosos, nas seguintes pertentes: a) logística, ambiente físico e características e quantidade dos participantes; b) equipamentos tecnológicos e TIC; c) recursos analógicos. Da leitura do artigo ficará claro que um programa de formação em inclusão digital terá que ser formatado para uma população específica – os idosos – considerando-se um conjunto de características que implicam um cuidado especial e uma coerência que, para além de ser de cunho tecnológico-digital, tem que se precaver de variáveis de aspecto social e afetivo.
ISSN
1517-2473
Abrangência
Brasil
Autor
Marquine Raymundo, Taiuani | Teixeira Gil, Henrique | Dias Bernardo, Lilian
Data
1 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/87420 | 10.22456/2316-2171.87420
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/RevEnvelhecer/article/view/87420/57060 | /*ref*/AJZEN, Icek. The Theory of Planned Behavior. Organization Behavior and Human Decision Processes, v. 50, n. 2, p. 179-211, dez. 1991. ÁVILA, Patrícia Durães. A literacia dos adultos: competências-chave na Sociedade do Conhecimento. Lisboa: Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, 2005. BEIER, Margaret; ACKERMAN, Phillip. Age, ability, and the role of prior knowledge on the acquisition of new domain knowledge: promising results in a real-world learning environment. Psychology and Aging, v. 20, n. 2, p. 341-355, jun. 2005. BEIER, Margaret; TEACHOUT, Mark.; COX, Cody. The training and development of an aging workforce. In: HEDGE, Jerry; BORMAN, Walter. The Oxford handbook of work and aging. New York: Oxford University Press, 2012, p. 436-453. BRANDÃO, Ambrósio Rodrigues; BRANDÃO, Telma Cristiane Rodrigues. Envelhecimento Cutâneo. In: FREITAS, Elizabeth Viana; PY, Ligia. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016, p. 1144-1152. BRASIL. Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 out. 2003. Seção 1, p. 1. BUCKLEY, Roger; CAPLE, Jim. The theory & practice of training. 6. ed. Koogan Page: London and Philadelphia, 2009. CALLAHAN, Judith Scully; KIKER, Scott; CROSS, Tom. Does method matter? A meta-analysis of the effects of training method on older learner training performance. Journal of Management, v. 29, n. 5, p. 663–680, out. 2003. CARMICHAEL, Fiona; ERCOLANI, Marco. Age-training gaps in the European Union. Ageing and Society, v. 34, n. 1, p. 129-156, ago. 2014. CASTELLS, Manuel. The Network Society: a Cross-Cultural Perspective. Northampton: Edward Elgar, 2004. EUROPEAN CENTRE FOR THE DEVELOPMENT OF VOCATIONAL TRAINING (CEDEFOP). Working and ageing: the benefits of investing in an ageing workforce. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2012. CHEN, Ke; CHAN, Alan. Gerontechnology acceptance by elderly Hong Kong Chinese: a senior technology acceptance model (STAM). Ergonomics, v. 57, n. 5, p. 635–652, mar. 2014. CHIU, Ching-Ju et al. The attitudes, impact, and learning needs of older adults using apps on touchscreen mobile devices. Computers in Human Behavior archive, v. 63, n. C, p. 189-197, 2016. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Recomendação sobre educação para a literacia mediática (Recomendação no6/2011). Portugal, Diário da República, 2a série, no 250, de 30 de novembro, 2011. Disponível em:. Acesso em: 28 out. 2017. COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Relatório conjunto sobre a inclusão social: análise de ações nacionais para a inclusão social (2003-2005). Bruxelas: COM, 2003. COMISSÃO EUROPEIA. Plataforma europeia contra a pobreza e a exclusão social: um quadro europeu para a coesão social e territorial. Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia, 2011. COSTA, Fernando Albuquerque et al. Alfabetización digital de personas adultas: proyecto LIDIA - aportaciones para el desarollo de dinámicas de formación. In: IV Congreso Internacional de Aprendizaje a lo Largo de la Vida, 2016, Valencia. Anais… .Valencia, 2016. Disponível em:. Acesso em 05 nov. 2017. CZAJA, Sara; SHARIT, Joseph. Designing training and instructional programs for older adults. Boca Raton: CRC Press, 2012. DAVIS, Fred; BAGOZZI, Richard; WARSHAW, Paul. User Acceptance of Computer Technology: A Comparison of Two Theoretical Models. Management Science, v. 35, n. 8, p. 982–1003, ago. 1989. DUPAS, Gilberto. Economia e exclusão social: pobreza, emprego, estado e o futuro do capitalismo. São Paulo: Paz e Terra, 2000. EISENBERG, José; CEPIK, Marco. Internet e política: teoria e prática da democracia electrónica. Belo Horizonte: UFMG, 2002. FERREIRA, Susan; SAYAGO, Sergio; BLAT, Josep. Going Beyond Telecenters to Foster the Digital Inclusion of Older People in Brazil: Lessons Learned from a Rapid Ethnographical Study. Information Technology for Development, v. 22, s. 1, p. 26–46, jun. 2016. FISHBEIN, Martin; AJZEN, Icek. Belief, attitude, intention, and behavior: an introduction to theory and research. Ontario: Addison-Wesley Pub. Co., 1975. FORD, Ruth; OREL, Nancy. Older adult learners in the workforce. Journal of Career Development, Columbia, v. 32, n. 2, p. 139–152, dez. 2005. FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista, v. 26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010. GIL, Henrique. A inclusão digital como “passaporte” para uma mais adequada inclusão social dos cidadãos mais idosos. In PASQUALOTTI, Adriano; GIL, Henrique; AMARO, Fausto. Tecnologias de informação no processo de envelhecimento humano. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2015. p. 14-34. HORN, John; CATTELL, Raymond. Age differences in fluid and crystallized intelligence. Acta Psychologica, v. 26, n. 2, 107–129, 1967. HUBER, Lesa; WATSON, Carol. Technology: Education and Training Needs of Older Adults. Educational Gerontology, v. 40, n. 1, p, 16-25, 2014. ILMARINEN, Juhani. The aging workforce: challenges for occupational health. Occupational Medicine, v. 56, n. 6, p. 361-364, 2006. JASTRZEMBSKI, Tiffany; CHARNESS, Neil. The model human processor and the older adult: parameter estimation and validation within a mobile phone task. Journal of experimental psychology, v. 13, n. 4, p. 224-228, dez. 2007. KENISTON, Kenneth; KUMAR, Deepak. It experience in India. New Delhi. India: Sage Publishers, 2004. LAGANÀ, Luciana et al. Enhancing computer self-efficacy and attitudes in multi-ethnic older adults: a randomised controlled study. Ageing and Society, v. 31, n. 6, p. 911-933, ago. 2011. LEE, Juny et al. Intellect typically declines in healthy elderly subjects and cerebellum. Psychiatry and Clinical Neurosciences, v. 59, n. 1, p. 45–51, 2005. LEE, Chin Chin; CZAJA, Sara; SHARIT, Joseph. Training older workers for technology-based employment. Educational Gerontology, v. 35, n.1, p. 15-31, 2009. LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. MARTINI, Renato. Inclusão digital & inclusão social. Revista Inclusão Social, v. 1, n. 1, p. 18-26, 2005. MAZZA, Jacqueline. Inclusão social, mercados de trabalho e capital humano na América Latina. In: BUVINIC, Mayra; MAZZA, Jacqueline; DEUTSCH, Ruthanne. Inclusão social e desenvolvimento económico na América Latina. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 183-206. MEDINA, Francisco Javier Fernández. Brecha e inclusion digital en Chile: los desafíos de una nueva alfabetización. Comunicar, v. 24, p. 77-84, 2005. NORRIS, Pippa. Digital divide, civic engagement, information poverty and the Internet world wide. Cambridge: Cambridge University Press, 2001. OLPHERT, Wendy; DAMODARAN, Leela. Older People and Digital Disengagement: A Fourth Digital Divide? Gerontology, v. 59, p. 564–570, ago. 2013. PATE, George; DU, Jianxia; HAVARD, Byron. Instructional design – considering the cognitive learning needs of older learners. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 1/5, p. 03-08, 2004. PATRÍCIO, Maria Raquel Vaz. Aprendizagem intergeracional com Tecnologias da Informação e Comunicação. Braga: Univesidade do Minho, 2014. PEDRÃO, Rodolfo Augusto Alves. O idoso e os órgão dos sentido. FREITAS, Elizabeth Viana; PY, Ligia. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016, p. 183-194. RAMOS, Teresa Maria Póvoa. A (i)literacia digital e as pessoas idosas: os cartoons e os seus estereótipos. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia Social) – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco – Portugal. 2014. RAVICHANDRAN, Swathi et al. Exploring the training needs of older workers in the food service industry. International Journal of Hospitality Management, v. 44, p. 157-164, 2015. RESENDE, Daniella de Moura; BACHION, Maria Márcia; ARAUJO, Lorena Aparecida de Oliveira. Integridade da pele prejudicada em idosos: estudo de ocorrência numa comunidade atendida pelo Programa Saúde da Família. Acta Paulista de Enfermagem, v.19, n. 2, p. 168-173, 2006. ROBERTO, Magda Sofia; FIDALGO, António; BUCKINGHAM, David. De que falamos quando falamos de infoexclusão e literacia digital? Perspectivas dos nativos digitais. Observatorio Journal, v. 9, n. 1, p. 43-54, 2015. SELBER, STUART. Multiliteracies for a Digital Age. Illinois: Southern Illinois University Press, 2004. SHARIT, Joseph; CZAJA, Sara. Job design and redesign for older workers. In: HEDGE, Jerry; BORMAN, Walter. The Oxford handbook of work and aging. New York: Oxford University Press, 2012. p. 454–482. SILVA, Helena et al. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ciência da Informação, v. 34, n. 1, p. 28-36, 2005. SMITH, Erica; SMITH, Andrew; SMITH, Chris Selby. Old dogs, new tricks: training mature-aged manufacturing workers. Journal of Workplace Learning, v. 22, n. 5, p. 277-291, 2010. STERN, Caroline; KAUR, Trishanjit. Developing theory-based, practical information literacy training for adults. The International Information and Library Review, v. 42, n. 2, p. 69-74, 2010. SUMAK, Boštjan; HERICKO, Marjan; PUSNIK, Maja. A Meta-Analysis of e-Learning Technology Acceptance: The Role of User Types and e-Learning Technology Types. Computers in Human Behavior, v. 27, n. 6, p. 2067–2077, 2011. TAHA, Jessica; CZAJA, Sara; SHARIT, Joseph. Technology training for older job-seeking adults: The efficacy of a program offered through a university-community collaboration. Educational Gerontology, v. 42, n. 4, p. 276-287, 2016. TOMPOROWSKI, Phillip. The psychology of skill: a lifespan approach. Westport: Praeger Publishers, 2003. 320p. THOMPSON, Lori Foster; MAYHORN, Christopher. Aging workers and technology. In: HEDGE, Jerry; BORMAN, Walter. The Oxford handbook of work and aging. New York: Oxford University Press, 2012. p. 341-361. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Afinal o que é inclusão digital. São Paulo, 2006. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2017. VAN ROOIJ, Shahron Williams. Training older workers: lessons learned, unlearned, and relearned from the field of instructional design. Human Resource Management, v. 51, n. 2, p. 281–298, 2012. VENKATESH, Viswanath et al. User Acceptance of Information Technology: Toward a Unified View. MIS Quarterly: Management Information Systems, v. 27, n. 3, p. 425–478, 2003. WARSCHAUER, Mark. Technology and social inclusion: Rethinking the digital divide. Cambridge: The MIT Press: New Ed edition, 2004. WOOD, Eileen et al. Instructional styles, attitudes and experiences of seniors in computer workshops. Educational Gerontology, v. 36, p. 834–857, 2010. WU, Hsin-Chieh. Electronic Paper Display Preferred Viewing Distance and Character Size for Different Age Groups. Ergonomics, v. 54, n. 9, p. 806–814, 2011. WU, Jiming; LU, Xinjian. Effects of Extrinsic and Intrinsic Motivators on Using Utilitarian, Hedonic, and Dual-Purposed Information Systems: a Meta-Analysis. Journal of the Association of Information Systems, v. 14, n. 3, p. 153–191, 2013.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento
Fonte
Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento; v. 24, n. 3 (2019) | 2316-2171 | 1517-2473
Assuntos
Gerontologia | Envelhecimento; Tecnologia; Ensino; Aprendizagem; Inclusão Digital | Projetos de Inclusão Digital para Idosos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares | Artigo Teórico