-
Desfazendo fronteiras e rompendo barreiras: a representação cartográfica na arte contemporânea
- Voltar
Metadados
Descrição
Minha apresentação tem por objetivo analisar o trabalho de artistas contemporâneos que recorreram a mapas com o intuito de transgredir representações convencionais, questionar sua neutralidade e discutir o lugar atribuído aos países considerados periféricos no concerto internacional de nações. Ressaltarei, assim, o potencial de intervenções poéticas aparentemente banais, mas de forte carga reflexiva pois desconfiguram convenções e representações que são tomadas como naturais.
ISSN
0103-7269
Periódico
Autor
Couto, Maria de Fátima Morethy
Data
25 de novembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/98278 | 10.22456/2179-8001.98278
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/98278/54856 | /*ref*/ALMEIDA, Eduardo A. Alves, "Silêncios na história (da arte): as pistas do Mapa de Lopo Homem II, de Adriana Varejão". Anais do XII EHA – Encontro de História da Arte. Campinas: Unicamp, 2017, pp. 215-226. | /*ref*/BARENBLIT, Ferran. Entrevista com Cristina Lucas. In: Light Years. Cristina Lucas. Madri: CA2M Centro de Arte Dos de Mayo, 2009, pp. 73-83. | /*ref*/CATTANI, Icleia. “Mundialização e criação de utopias na arte contemporânea – cartografias de Anna Bella Geiger e Guillermo Kuitica. In: BERTOLI, Mariza e STIGGER, Verônica. Arte, crítica e mundialização. São Paulo: ABCA e Imprensa Oficial, 2007, pp. 189-197. | /*ref*/CHIARELLI, Tadeu. "Anna Bella Geiger: outras anotações para o mapeamento da obra". Revista Ars, vol.5, n.10, São Paulo, 2007. | /*ref*/COUTO, Maria de Fátima Morethy. “Para além das representações convencionais: a ideia de arte latino-americana em debate”. Pós: revista do programa de pós-graduação em artes da EBA/UFMG, 2017 (a), vol. 7, n. 13, pp. 124-144. | /*ref*/COUTO, Maria de Fátima Morethy. "Países desejados, mundos sonhados: projeções utópicas e representações cartográficas". Anais do 26º Encontro Nacional da ANPAP, Memórias e inventações. Campinas: Pontifícia Universidade Católica, 2017 (b), p. 3258-3271. | /*ref*/COSTA, Maria Luiza C. de Carvalho. “América Latina: cartografias poéticas”. In: Anais do VIII Encontro de História da Arte da Unicamp, 2012, pp. 439-447. | /*ref*/FABRIS, Annateresa. “Duas cartografias da América Latina: Joaquín Torres García e Anna Bella Geiger”. In: BULHÕES. Maria Amélia e KERN, Maria Lúcia (org.). América Latina: territorialidade e práticas artísticas. Porto Alegre: EDUFRGS, 2002, PP. 76-89. | /*ref*/FREIRE, Cristina (org.) Terra incógnita. São Paulo: MAC USP, 2015. | /*ref*/HARLEY, Bryan. The New Nature of the Maps. Essays in the History of Cartography. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2002. | /*ref*/JAREMTCHUK, Dária. Anna Bella Geiger: passagens conceituais. Belo Horizonte, C/Arte, 2007. | /*ref*/LOIS, Carla. "El mapa, los mapas. Propuestas metodológicas para abordar la pluralidad y la inestabilidad de la imagen cartográfica". Geograficando, n. 11, v. 1, 2015 (a). | /*ref*/LOIS, Carla. "El mapa como metáfora o la espacialización del pensamiento". Terra Brasilis (nova série), n. 6, 2015 (b). | /*ref*/MELENDI, Maria Angélica. “Da adversidade vivemos ou uma cartografia em construção”. Revista do Instituto Arte das Américas, Belo Horizonte, ano 2, vol. I, 2004. | /*ref*/MESQUITA, Ivo et al. Mona Hatoum. São Paulo: Estação Pinacoteca, 2015. Catálogo de exposição. | /*ref*/MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa editorial, 2007. | /*ref*/MOSQUERA, Gerardo. “Contra el arte latinoamericano”. In: Una nueva história del arte en América Latina. Oaxaca (México): UNAM, 1996, s/p. | /*ref*/PALADINO, Luiza Mader. “O uso de mapas como proposições conceituais: as cartografias do artista argentino Horacio Zabala”. In: FREIRE, Cristina. Estética da história e (re)construção das memórias. Arte e arquivos em debate. São Paulo: MAC USP, 2016, pp. 195-200. | /*ref*/PLANTE, Isabel. “La distancia y el lugar: producciones visuales entre el Plata y el Sena durante los años sesenta”. Artelogie, nº 6, 2014, s/p. | /*ref*/RODRIGUEZ, Joaquin Barriendos. La idea del arte latinoamericano. Estudos globales del arte, geografías subalternas, regionalismos críticos. Tese (Facultat de Geografia I Història), Universitat de Barcelona, 2013. | /*ref*/SÁNCHEZ, Guiomar. "The Symbolic Importance of Colour. Cristina Lucas". Cultius Culturals, 30 de setembro de 2015. Disponível em: https://cultiusculturals.wordpress.com/2015/09/30/1963/. Acesso em 28 de junho de 2019.
Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Maria de Fátima Morethy Couto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais; v. 24, n. 42 (2019): DOSSIÊ: Apagamentos da memória na arte | 2179-8001
Assuntos
Artes; Artes Visuais; história da arte; teoria e crítica de arte; arte contemporânea; | Cartografias. Arte latino-americana. Arte contemporânea. Utopias. | Arte
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion