-
Design and Typography as Expressive Elements in the Poetry of Augusto de Campos||Design e tipografia como elementos da expressividade da poesia de Augusto de Campos||Diseño y tipología como componentes expresivos de la poesía de Augusto de Campos
- Voltar
Metadados
Descrição
The poetry of Augusto de Campos affirmed itself as concrete when it abandoned the conventions accepted by immediately previous modernist generations. It advanced in benefit of a new plurality of meanings through intensively exploring the word’s expressive potential and materiality. Campos is a poet of innovation who recovered the functionality of the page by controlling time and silence, which mobilize the senses through blank space, and who dislocated its work to exhibition spaces and to the streets. In this article we analyze his poetry considering the ways in which the text, in its visual and typographical form, activates the layers of the verbivocovisual meaning and, consequentely, the cultural and symbolical references linked to the shape of letters and the media.||La poesía de Augusto de Campos se afirmó concreta al abandonar las convenciones aceptadas por las generaciones modernistas inmediatamente anteriores. Avanzó en beneficio de una nueva pluralidad de sentidos obtenidos al explotar intensamente el potencial expresivo de la palabra y de su materialidad. Es un poeta de invención, que recuperó la funcionalidad de la página controlando el tiempo y el silencio, que movilizan las sensaciones a través del espacio en blanco, y se dislocó hasta las galerías y las calles. Este artículo analiza la poesía de Campos considerando como el texto, en su forma visual y tipográfica, activa las camadas de significación verbivocovisual y, consecuentemente, las referencias culturales y simbólicas de la foma de las letras y de los media.||A poesia de Augusto de Campos afirmou-se concreta ao abandonar as convenções aceitas pelas gerações modernistas imediatamente anteriores. Avançou em prol de uma nova pluralidade de sentidos atingidos pela exploração intensiva do potencial expressivo da palavra e da sua materialidade. É um poeta de invenção, que recuperou a funcionalidade da página, controlando o tempo e o silêncio, que manipulam as sensações através do espaço em branco, e deslocou-se para as galerias e ruas. Neste artigo é analisada a poesia de Augusto de Campos considerando como o texto, na sua forma visual e tipográfica, activa as camadas de significação verbivocovisual e, subsidiariamente, as referências culturais e simbólicas associadas às formas da letra e aos media.
ISSN
1678-5320
Periódico
Autor
Santos, Tiago
Data
31 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/160035 | 10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.160035
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Tiago Santos | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
ARS; Vol. 18 No. 40 (2020); 508-584 | ARS (São Paulo); v. 18 n. 40 (2020); 508-584 | ARS; Vol. 18 Núm. 40 (2020); 508-584 | 2178-0447 | 1678-5320
Assuntos
Macrotypography | Microtypography | Futura | Concrete poetry | Augusto de Campos | macrotipografía | microtipografía | Futura | poesía concreta | Augusto de Campos | macrotipografia | microtipografia | Futura | poesia concreta | Augusto de Campos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion