Descrição
Desde que na década de 1990 surgiram os primeiros cibermeios, seu design vem se adaptando aos conteúdos oferecidos e à evolução tecnológica dos suportes; note-se bem que a maioria dos avanços tem se produzido fora do entorno jornalístico. A busca por um modelo de negócio numa situação de crise econômica mundial, a convergência digital e a diversificação multiplataforma a que devem fazer frente as empresas, o papel do usuário como gerador de conteúdos e tendências, os novos horizontes no campo das bases de dados e recuperação de informações necessitam, devido à complexidade de sua estrutura comunicacional e de gestão, de disciplinas científicas como arquitetura, ecologia, visualização e design da informação e interação – além de design gráfico e audiovisual.||Since the 90's came the first "cybermedia -online media-", its design has been adapted to the content it offers and the support technological evolution, although, most progress has been made outside the journalistic environment. The search for a business model in a global economic crisis, the digital convergence and multiplatform diversification to which companies must face, the user's role in generating content and trends, new horizons in the field of the data bases and information retrieval; precisely, because of the complexity of the communicative structure and management, of scientific disciplines such as architecture, ecology, visualization and information design and interaction -plus graphic and audiovisual design.