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Design e Turismo: uma prática sustentável em Comunidades Criativas em São Sebastião das Águas Claras (MG)
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Metadados
Descrição
Design and Tourism: a sustainable practice in Creative Communities in São Sebastião das Águas Claras (MG, Brazil)
The Creative Communities are local initiatives, which use territorial sources in order to solve daily problems, promoting creative methods of social interaction, in a sustainable way. Creative communities are considered groups of people who take actions in order to dissolve the dominant models of thinking and acting with new proposals and improvements. It is through them that the local mobilization of individuals takes place around productive activities that enable social innovation, bringing improvements in economic, environmental, social and cultural levels. In order for design work to be effective and beneficial in these social enterprises, a systemic approach is needed, demonstrating that forms of social organization that value creative initiatives are increasingly emerging, within a social demand that seeks a sustainable development of life. From this concept, the Creative Communities Program of Generations was developed. This work is the result of the research and practical activities for the implementation of the "Comunidades Criativas das Geraes” project that arose from a demand of the community of São Sebastião das Águas Claras, better known as Macacos, district of Nova Lima - Minas Gerais. One of the objectives of the workshops is to value products and possible services to local tourism through "design, territory and identity" approaches. For the development of the research, we used data collection through indirect documentation, bibliographic research, and direct documentation, field surveys, followed by photographic records and interviews. Data collection, in addition to interviews and questionnaires, carried out image records (community memories) and records of predecessor surveys carried out by other institutions such as: Emater-MG and Nova Lima Municipal Secretary of Culture. In each developed activity, new interests of artisans were also observed, in relation to culture, local values and identity. The artisans presented greater interest also in the acquisition of knowledge to commercialize products. An example is the initiative of setting up a store to market its products. The group is attentive to the new consumer who values the exclusivity, the traditions, the identity of a region, in artisanal production. Thus, social design meets local needs, promoting creative solutions.
KEY-WORDS: Design; tourism; sustainable practice; Creative Communities.||As Comunidades Criativas são iniciativas locais, que utilizam as fontes territoriais com o intuito de resolver os problemas do cotidiano, promovendo métodos criativos de interação social, de forma sustentável. São consideradas Comunidades Criativas, os grupos de pessoas que realizam ações no intuito de dissolver os modelos dominantes de pensar e fazer atuando com novas propostas e melhorias. É através delas que acontece a mobilização local de indivíduos em torno de atividades produtivas que possibilita a inovação social, trazendo melhorias em níveis econômico, ambiental, social e cultural. Para que o trabalho do design seja efetivo e proveitoso nesses empreendimentos sociais é necessário uma abordagem sistêmica demonstrando que formas de organização social valorizando iniciativas criativas encontram-se cada vez mais emergentes, dentro de uma demanda social que busca por um desenvolvimento de vida sustentável. A partir deste conceito, foi desenvolvido o Programa Comunidades Criativas das Geraes. Este trabalho é resultado da pesquisa e atividades práticas para implantação do projeto “Comunidades Criativas das Geraes” que surgiu a partir de uma demanda da própria comunidade de São Sebastião das Águas Claras, mais conhecida como Macacos, distrito de Nova Lima – Minas Gerais. Um dos objetivos das oficinas é valorizar os produtos e possíveis serviços ao turismo local, através das abordagens em “design, território e identidade”. Para o desenvolvimento da pesquisa se utilizou da coleta de dados por meio da documentação indireta, pesquisa bibliográfica, e da documentação direta, pesquisas de campo, seguidos de registro fotográfico e entrevistas. A coleta de dados, além das entrevistas e questionários, realizou registros imagéticos (recordações da comunidade) e registros de levantamentos antecessores realizados por outras instituições como: Emater-MG e Secretaria Municipal de Cultura de Nova Lima. Em cada atividade desenvolvida observou-se também novos interesses dos artesãos, em relação à cultura, aos valores locais e a identidade. Os artesãos apresentaram maior interesse também na aquisição de conhecimentos para comercialização de produtos. Um exemplo é a iniciativa de montagem da uma loja para comercialização de seus produtos. O grupo está atento ao novo consumidor que valoriza a exclusividade, as tradições, a identidade de uma região, em produção artesanal. Assim, o design social atende às necessidades locais, promovendo soluções criativas.
ISSN
1983-9391
Periódico
Autor
Mourão, Nadja Maria | Engler, Rita de Castro
Data
16 de abril de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6275 | 10.34024/rbecotur.2019.v12.6275
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur)
Fonte
Brazilian Journal of Ecotourism; Vol. 12 No. 2 (2019): maio-julho/2019 | Revista Brasileña de Ecoturismo; Vol. 12 Núm. 2 (2019): maio-julho/2019 | Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 12 n. 2 (2019): maio-julho/2019 | 1983-9391
Assuntos
Design | Turismo | Prática Sustentável | Comunidades Criativas.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion