-
Design on the scene: : An analysis of the development and pre-production processes that qualify the production design of Brazilian soap operas.||O design das telenovelas brasileiras: Uma análise dos processos de produção
- Voltar
Metadados
Descrição
This research project discusses the importance of production design based on objects and services and their meanings, linking it to the industrialization process, consumption and the product's differential as a sign that personifies. In the design process, the production of television media proposes an empathetic way of approaching people in a living environment, which helps the designer to know the reality of the group in the most natural way possible. Thus, it becomes more likely to better understand the methods coming from and their critical and reflective approach around design theory, research and culture, from a conceptual definition of the extension of production design. With the review of the literature, the objective of this study began, which is to analyze how production design challenges the traditionalism of the rules applied to televisions that, eventually, are inadequate in view of the valorization of the image increasingly loaded with aesthetic characteristics and distanced from reality. And, in view of the technological alignments of television media, how production design (design of television spaces / interior design applied to interior design projects) can contribute to the definition and development of the design language.||Este projeto de pesquisa discute a importância do design de produção a partir dos objetos e serviços e seus significados, vinculando-o ao processo de industrialização, ao consumo e ao diferencial do produto enquanto signo que personifica. No processo de design, a produção da mídia televisiva propõe uma forma empática de abordar pessoas num ambiente de vivência, que auxilia o designer a conhecer a realidade do grupo da forma mais natural possível. Assim, torna-se mais propenso a compreender melhor os métodos provenientes e sua aproximação crítica e reflexiva em torno da teoria, pesquisa e cultura do design, a partir de uma definição conceitual da extensão do design de produção. Com a revisão da literatura, deu-se início ao objetivo deste estudo que é analisar a forma como o design de produção desafia o tradicionalismo das regras aplicadas nas televisões que, eventualmente, são inadequadas face à valorização da imagem cada vez mais carregada de características estéticas e distanciadas da realidade. E, diante dos alinhamentos tecnológicos da mídia televisiva, como o design de produção (design de espaços televisivos/ design de interiores aplicados a projectos de ambientações) pode contribuir na definição e no desenvolvimento na linguagem do design.
ISSN
2358-9582
Autor
Almendra, Rita | Nascimento, Myrna
Data
24 de dezembro de 2020
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista de Design, Tecnologia e Sociedade | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; v. 7 n. 1 (2020): Revista de Design, Tecnologia e Sociedade; 93-113 | 2525-7471
Assuntos
Comunicação Não-verbal, Design de Interiores aplicado a ambientações televisivas, Design de Produção, Telenovela.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion