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Deslocamentos ontológicos: multissensorialidade e corporalização na terceira onda das interfaces digitais[Andrea Davidson. Tradução: Maria Albertina Silva Grebler, Diego Pizarro]
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Metadados
Descrição
Resumo: Através do exame da ontologia e do lugar da dança digital no espectro da expressão coreográfica contemporânea, este artigo se propõe a considerar a interação e o agenciamento do interoceptivo (somático) e do exteroceptivo (tecnológico) na terceira onda das interfaces digitais para a dança. Ele argumenta que uma ontologia da dança digital pode ser qualificada sumariamente como um modo ativo de experiência sensório-perceptiva capaz de revelar novas dimensões da recepção estética, modos de performatividade e expressões da presença corporal na dança que emergem com/através do corpo mediado. Ele não considera a tecnologia como estrangeira, como um agenciamento autônomo, um sistema ou uma simples ferramenta, mas sim como um meio de estimular a consciência sensória expandida e forjar relações com a experiência corporal somática (interna) do indivíduo. Referindo-se a uma série de trabalhos recentes que estabelecem as condições para tais experiências, considera ainda de que forma os trabalhos digitais desenvolvem e enfatizam a perspectiva como uma estratégia dramatúrgica e estética e, consequentemente, como as novas interfaces de mídia para a dança podem ser consideradas “novos dispositivos de ver-sentir”. Palavras-chave: Dança digital. Corporalização. Performance interativa. Cognição corporalizada. Novos dispositivos de ver-sentir. ONTOLOGICAL SHIFTS: MULTI-SENSORIALITY AND EMBODIMENT IN A THIRD WAVE OF DIGITAL INTERFACESAbstract: Examining the ontology and place of digital dance within the spectrum of contemporary choreographic expression, this article proposes to consider the interweaving of interoceptive (somatic) and exteroceptive (technological) agency in a third wave of digital interfaces for dance. It argues that an ontology of digital dance might be summarily qualified as an active sensory-perceptual mode of experiencing, capable of revealing new dimensions of aesthetic reception, modes of performativity and expressions of corporeal presence in dance that emerge with/through the mediated body. It views technology not as a foreign, autonomous agency, system or simple tool, but rather as a means of stimulating heightened sensory awareness and forging relations with the individual’s somatic (inner) bodily experience. While referencing a range of recent works that establish the conditions for such experiences, it further proposes to consider how digital works develop and underscore perspective as a dramaturgical strategy and aesthetic, and as a consequence, how new media interfaces for dance can be considered ‘new viewing-sensing device’. Keywords: Digital dance. Embodiment. Embodied cognition. Interactive performance. New viewing-sensing devices.
ISSN
1415-3203
Periódico
Autor
Davidson, Andrea
Data
5 de dezembro de 2017
Formato
Identificador
//periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/24995 | 10.9771/r.v0i28.24995
Idioma
Relação
//periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/24995/15218
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 REPERTÓRIO
Fonte
Repertório; n. 28 (2017); 11-46 | 2175-8131
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion