-
Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral||Homework and Relationship with Families in Full-Time School
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo busca discutir diferentes concepções e práticas em torno dos deveres de casa em escolas que desenvolvem projetos de ampliação da jornada escolar e, a partir dessa reflexão, analisar a relação entre a escola e as famílias nessa nova conjuntura. Foram aplicados questionários aos coordenadores dos projetos e aos coordenadores das turmas de 1º ao 3º ano do ensino fundamental de 173 escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Realizaram-se, ainda, estudos de caso em oito instituições. Os resultados indicam o acirramento dos conflitos em torno dos deveres de casa e da divisão do trabalho educacional entre família e escola, mas também sinalizam a possibilidade de construção de novos acordos em torno desse tema.||This article discusses different concepts and practices about homework in schools that develop full-time education projects and analyzes the relationship between school and families in this new context. Questionnaires were sent to project coordinators and to class coordinators of 6- to 9-year-old students from 173 elementary schools in the metropolitan region of Belo Horizonte. Besides, case studies were performed in eight institutions. The results indicate the intensification of conflicts around homework and the division of educational work between family and school. They also signal the possibility of creating new agreements on this issue.
ISSN
0100-3143
Periódico
Colaboradores
FAPEMIG | CAPES (OBEDUC e parceria CAPES-FAPEMIG).
Autor
Resende, Tânia de Freitas | Canaan, Mariana Gadoni | Reis, Laís da Silva | Oliveira, Roberta Alves de | Souza, Tereza Cristina Starling de
Data
27 de fevereiro de 2018
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/62458/47250 | https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/62458/47251 | https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/downloadSuppFile/62458/43126 | https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/downloadSuppFile/62458/36471
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Educação & Realidade | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Educação & Realidade; v. 43, n. 2 (2018) | Educação & Realidade [Education & Reality]; v. 43, n. 2 (2018) | 2175-6236 | 0100-3143
Assuntos
Educação; Sociologia da Educação | Dever de Casa; Escola de Tempo Integral; Ampliação da Jornada Escolar; Família; Escola | Homework; Full-Time School; Extended School Day; Family; School
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion