Descrição
Neste artigo, temos o objetivo de apresentar como os alunos do 9º ano do ensino fundamental se apropriaram do gênero resenha de filme, mediante aplicação de Sequência Didática – SD - (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004, p. 82). Neste trabalho, chamamos a atenção para o desenvolvimento da condição de (multi)letramentos do sujeito, por meio do dialogismo que se instaura nesse processo de reescrita de seu texto de partida, tendo o outro como referência. Para o aporte teórico deste trabalho, foram consideradas as noções de gênero em Bakhtin (2003), reapresentadas por Biasi-Rodrigues (2008) e Fiorin (2017). Com relação à noção de dialogismo, recorremos a Voloshinov/Bakhtin (2004), assim como às releituras de Bezerra (2010), de Barros e Fiorin (1994) e de Fiorin (2017). Para a ideia de multiletramentos, recorremos à Rojo (2009). Como procedimento metodológico aplicamos uma SD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004, p. 82), desenvolvida em 14 encontros, em que o pesquisador atuou diretamente na realidade, logo, a nossa pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação. Obtivemos como resultado o aprimoramento da condição de (multi)letramento dos alunos, verificada a partir da capacidade desse sujeito de se autocorrigir e de se tornar, assim, revisor do seu texto, por meio de um processo de análise dialógica do discurso.