-
DIÁLOGOS ENTRE A ACADEMIA E A CENOGRAFIA: A CONTRIBUIÇÃO DO CENOTEC UFRN PARA ESTE DEBATE NA PQ TALKS DA QUADRIENAL DE PRAGA 2019||DIALOGUES BETWEEN THE ACADEMY AND CENOGRAPHY: THE CONTRIBUTION OF CENOTEC UFRN TO THIS DEBATE IN THE PQ TALKS OF PRAGUE QUADRENNIAL 2019
- Voltar
Metadados
Descrição
O presente ensaio apresenta uma reflexão acerca da participação brasileira em um importante painel da Quadrienal de Praga 2019, o PQ Talks intitulado: “What has the academy done to or for scenography?” (O que a academia tem feito para ou pela Cenografia?), durante a Quadrienal de Praga 2019, em Praga, República Tcheca. Participaram deste painel pesquisadores da área de Cenografia de sete países, de diferentes continentes, permitindo observar uma significativa amostragem de questões que pautam a contribuição do espaço acadêmico na atividade cenográfica mundial em diferentes âmbitos e recortes. O foco aqui abordado se concentra no impacto gerado pela contribuição brasileira, neste painel, que apresentou um trabalho produzido por meio do PIBID TEATRO UFRN e desenvolvido do CENOTEC – Laboratório de Estudos Cenográficos e Tecnologias da Cena – DEART/UFRN em parceria com escolas públicas da rede municipal de ensino do município de Natal, RN, Brasil. Uma experiência inédita de introdução do Ensino de Cenografia no Ensino Fundamental, em escolas públicas, que expressou e exemplificou algumas inquietações apontadas pelos painelistas, resultando numa importante contribuição brasileira, tanto pelo seu ineditismo como pela demonstração de sua natureza interdisciplinar e articulações entre formação de professores de teatro, pesquisa universitária e inserção social da produção acadêmica. Palavras chave Quadrienal de Praga 2019. Diálogos acadêmicos. Ensino de Cenografia.||This essay presents a reflection on Brazilian participation in an important panel of the Prague Quadrennial 2019, PQ Talks entitled: “What has the academy done to or for scenography?” , during the Prague Quadrennial 2019, in Prague, Czech Republic. This panel was attended by scenography researchers from seven countries, from different continents, allowing us to observe a significant sample of issues that guide the contribution of the academic space in the world scenographic activity in different areas and cuttings. The focus here focuses on the impact generated by the Brazilian contribution, in this panel, which presented a work produced through PIBID TEATRO UFRN and developed by CENOTEC - Laboratory of Scenographic Studies and Technologies of the Scene - DEART / UFRN in partnership with public schools of the municipal school system of the municipality of Natal, RN, Brazil. An unprecedented experience of introducing Scenography Teaching in Elementary School, in public schools, which expressed and exemplified some concerns pointed out by the panelists, resulting in an important Brazilian contribution, both for its unprecedented nature and for the demonstration of its interdisciplinary nature and articulations between teacher education. of theater, university research and social insertion of academic production. Keywords Prague Quadrennial 2019. Academic Dialogues. Scenography Teaching.
ISSN
1519-275X
Periódico
Colaboradores
CAPES | PROPESQ UFRN | PROGRAD UFRN
Autor
Araújo, José Sávio Oliveira de
Data
31 de março de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/97120 | 10.22456/2236-3254.97120
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Cena
Fonte
Cena; n. 30 (2020): Dossiê Quadrienal de Praga: Espaço e Desenho da Cena; 50-60 | Revista Cena; n. 30 (2020): Dossiê Quadrienal de Praga: Espaço e Desenho da Cena; 50-60 | Revista Cena; n. 30 (2020): Dossiê Quadrienal de Praga: Espaço e Desenho da Cena; 50-60 | 2236-3254 | 1519-275X
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares