-
Diferença, simulacro e pensamento: a proposta do método de dramatização (Difference, simulacrum and thought: the proposal of the dramatization method)||Difference, simulacrum and thought: the proposal of the dramatization method||Diferencia, simulacro y pensamiento: la propuesta del método de dramatización
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is configured as an attempt to present the perspective of thought present in the proposal of the dramatization method by Gilles Deleuze, which is done by a positive valuation of the idea of difference and simulacrum. Therefore, we will present the Platonic considerations around the passage of time and the permanence, present in the theory of forms, that support the search for truth in the representative thought method, as well the criticisms of this model, made by the philosopher Gilles Deleuze under discussion contained in the appendix of the work “Logic of the sense” (1969), with its proposal of to reverse the Platonism. Then, we bring the text “The dramatization method” (1967) to extract from it the presentation of a new way of thinking that, based on the proposal of valuation the pure difference, breaks with a will to truth based on transcendent and moral foundations, and presents a condition of thought immanent to existence, valuing the body, its encounters and its experiences.||Este artículo se configura como un intento de presentar la perspectiva del pensamiento presente en la propuesta del método de dramatización de Gilles Deleuze, que se realiza mediante una valoración positiva de la idea de diferencia y simulacro. Para ello, presentaremos las consideraciones platónicas en torno al paso del tiempo y la permanencia, presentes en la teoría de las formas, que sustentan la búsqueda de la verdad en el método de pensamiento representativo, así como las críticas a este modelo, realizadas por el filósofo Gilles Deleuze en una discusión contenida en el apéndice de la obra “Lógica del sentido” (1969), con su propuesta para revertir el platonismo. A continuación, traeremos el texto “El método de la dramatización” (1967) para extraer de él la presentación de una nueva forma de pensar que, a partir de la propuesta de valorar la pura diferencia, rompe con una voluntad de verdad fundada en fundamentos trascendentes y morales y presenta una condición de pensamiento inmanente a la existencia, valorando el cuerpo, sus encuentros y sus vivencias.||Este artigo se configura como uma tentativa de apresentar a perspectiva do pensar subjacente à proposta do método de dramatização de Gilles Deleuze, que se faz por uma valoração positiva da ideia de diferença e do simulacro. Para tanto, apresentaremos, rapidamente, as considerações platônicas em torno da passagem do tempo e da permanência, atreladas à teoria das formas que sustentam a busca pela verdade no método do pensamento representativo, bem como as críticas a esse modelo, realizadas pelo filósofo Gilles Deleuze em discussão entre simulacro e filosofia antiga, contida no apêndice da obra “Lógica do sentido” (1969), com sua proposta de reversão do platonismo para, então, adentrarmos no texto “O método de dramatização” (1967) e, por conseguinte, extrair dele a apresentação de uma nova forma de pensar que, a partir da proposta de valorização da diferença pura, rompe com uma vontade de verdade pautada em fundamentos transcendentes e morais e apresenta uma condição de pensamento imanente à existência, valorando o corpo, seus encontros e suas experimentações.
ISSN
1808-1355
Periódico
Autor
Lobo, Amanda Souza Ávila | Lobo, Danilo Moraes | Gusmão, Milene de Cássia Silveira
Data
22 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/9153 | 10.22481/el.v19i1.9153
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Estudos da Língua(gem) | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Estudos da Língua(gem); v. 19 n. 1 (2021): Estudos da Língua(gem); 95-111 | Language Studies; Vol. 19 No. 1 (2021): Estudos da Língua(gem; 95-111 | Études de Langues; Vol. 19 No. 1 (2021): Estudos da Língua(gem; 95-111 | Estudios del lenguaje; Vol. 19 Núm. 1 (2021): Estudos da Língua(gem; 95-111 | 1982-0534 | 1808-1355
Assuntos
Diferença; Simulacro; Pensamento; Método de dramatização. | Difference; Simulacrum; Thought; Dramatization method. | Diferencia; Simulacro; Pensamiento; Método de dramatización.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Reviewed by peers | Revisión por pares | Avaliado pelos pares