-
Digital Information and Communication Technologies in Education: three possible perspectives||Tecnologías Digitales de Información y Comunicación en Educación: tres perspectivas posibles||Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: três perspectivas possíveis
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents and reflects on the insertion of Digital Technologies of Information and Communication - DICTs, in Education, justified by the presence of a Digital Culture. Considering the need for the school to insert DICTs in the training of students, it is necessary to identify the purposes of their use, minimizing negative impacts on the process and eliminating fads in pedagogical practices. In order to propose a look at the application of DICTs in Education, three different perspectives were found. In the first, DICTs are objects of study for students. The second deals with the use of DICTs as a tool to support teaching and / or learning. Finally, the third perspective identifies DICTs as a support and condition for pedagogical practices to be possible.||Este artículo presenta y reflexiona sobre la inserción de las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación - TDIC, en Educación, justificadas por la presencia de una Cultura Digital. Teniendo en cuenta la necesidad de que la escuela inserte TDIC en la capacitación de los estudiantes, es necesario identificar los propósitos de su uso, minimizar los impactos negativos en el proceso y eliminar las modas en las prácticas pedagógicas. Con el fin de proponer una mirada a la aplicación de TDIC en la educación, se encontraron tres perspectivas diferentes. En el primero, los TDIC son objetos de estudio para los estudiantes. El segundo trata sobre el uso de TDIC como una herramienta para apoyar la enseñanza y / o el aprendizaje. Finalmente, la tercera perspectiva identifica los TDIC como soporte y condición para que las prácticas pedagógicas sean posibles.||Este artigo apresenta e reflete sobre a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICs, na Educação, justificada pela presença de uma Cultura Digital. Considerando a necessidade de a escola inserir as TDICs na formação dos estudantes faz-se necessário identificar os fins de suas utilizações, minimizando impactos negativos ao processo e eliminando modismos nas práticas pedagógicas. Tendo como objetivo propor um olhar sobre a aplicação das TDICs na Educação, foram encontradas três diferentes perspectivas. Na primeira, as TDICs são objetos de estudo dos estudantes. A segunda trata do uso das TDICs como ferramenta de apoio ao ensino e/ou à aprendizagem. Por fim, a terceira perspectiva identifica as TDICs como suporte e condição para que as práticas pedagógicas sejam possíveis.
ISSN
2177-5788
Periódico
Autor
Victorino da Silva, Leo
Data
20 de julho de 2020
Formato
Identificador
http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/reu/article/view/3955 | 10.22484/2177-5788.2020v46n1p143-159
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Revista de Estudos Universitários - REU
Fonte
Revista de Estudos Universitários - REU; v. 46 n. 1 (2020): Comunicação e Lazer; 143-159 | 2177-5788 | 0102-6437
Assuntos
Tecnologias digitais de comunicação e informação | Educação e tecnologia | Cultura digital. | Digital information and communication technologies. | Education and technology. | Digital culture. | Tecnologías digitales de información y comunicación. | Educación y tecnología. | Cultura digital.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares