-
Discourses of self-legitimation of art education: some historical-conceptual problems||Discursos de autolegitimação do ensino da arte: alguns problemas histórico-conceituais
- Voltar
Metadados
Descrição
By means of an analysis of the arguments that were mobilized by the art education after the edition of the Medida Provisória n. 746, by the Brazilian government, in September 2016, as well as of the arguments that have been mobilized by the literature of the area since 1970, considering especially books and interviews by Ana Mae Barbosa, this article proposes a (historical and reflexive) discussion about the way we have defended the importance of the art teaching within education.||Por meio de uma análise dos argumentos que foram mobilizados pelo ensino da arte após a publicação da Medida Provisória n. 746, em setembro de 2016, assim como dos argumentos que têm sido mobilizados pela literatura da área desde os anos 1970, com base principalmente em textos e entrevistas de Ana Mae Barbosa, este artigo propõe uma discussão (histórica e reflexiva) sobre o modo como temos defendido a importância do ensino das artes na educação.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Honorato, Cayo
Data
30 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/86132 | 10.22456/2357-9854.86132
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/86132/51634 | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da educação artística. São Paulo: Cultrix, 1975. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad, 1984. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. (Org.). Ensino da arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. A importância do ensino das artes na escola; entrevista a Beatriz Morrone. Revista Época, 16 mai. 16 [2016a]. Disponível em . Acesso em 27 jun. 2018. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Era uma vez… A obrigatoriedade das artes no currículo do ensino médio. Revista Select, n. 33, 13 dez. 16 [2016b]. Disponível em . Acesso em 30 jun. 2018. | /*ref*/BARROCAL, André. “Doutrina do choque” explica Brasil de Michel Temer. Revista Carta Capital, 26 ago. 2017. Disponível em . Acesso em 30 jun. 2018. | /*ref*/BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997. | /*ref*/FAEB. Nota pública da FAEB sobre a Medida Provisória do Ensino Médio. 23 set. 2016. Disponível em . Acesso em 27 jun. 2018. | /*ref*/FAEB. Carta de Campo Grande sobre as mudanças no Ensino Médio para o ensino de arte. 18 nov. 2017. Disponível em . Acesso em 27 jun. 2018. | /*ref*/FAVARETTO, Celso. Moderno, pós-moderno, contemporâneo: na educação e na arte. São Paulo: USP, 2004. Tese de Livre-Docência. | /*ref*/FCG. Nota de Repúdio do VI Encontro do Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação em Artes Visuais. 26 set. 2016. Disponível em . Acesso em 27 jun. 2018. | /*ref*/GAZTAMBIDE-FERNÁNDEZ, Rubén. Why the Arts Don’t do Anything: Toward a New Vision for Cultural Production in Education. Harvard Educational Review, v. 83, n. 1, pp. 660-685, Spring 2013. Disponível em: . Acesso em 08 jul. 2018. | /*ref*/LANGER, Susanne K. The Cultural Importance of the Arts. The Journal of Aesthetic Education, Vol. 1, No. 1 (Spring, 1966), pp. 5-12. Disponível em . Acesso em 02 jul. 2018. | /*ref*/LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. São Paulo: José Olympio, 2000. | /*ref*/WILLIS, Paul. Common culture – symbolic work at play in the everyday cultures of the young. Boulder; San Franscisco: Westview Press, 1993.
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 5, n. 3 (2018): Diálogos entre o Ensino de Artes Visuais no Brasil e em outros contextos | Revista GEARTE; v. 5, n. 3 (2018): Diálogos entre o Ensino de Artes Visuais no Brasil e em outros contextos | 2357-9854
Assuntos
Art Education. Self-Legitimation. Educational Policies. | Artes Visuais; Educação; ensino da arte | Ensino da Arte. Autolegitimação. Políticas Educacionais.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion