-
DISCURSO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE LEITORES DE AUGUSTO CURY
- Voltar
Metadados
Descrição
Este trabalho propõe a análise do discurso de felicidade produzido por fãs/leitores de Augusto Cury. Através dele, propomos uma reflexão sobre como a autoajuda influencia o comportamento dos leitores e o posicionamento dos mesmos com relação ao enfrentamento dos problemas e busca da felicidade. Como base teórica, utilizamos a Análise do Discurso de linha francesa, a partir dos preceitos de Michel Pêcheux e, especialmente, de Michel Foucault. Por seu turno, a discussão em torno da Indústria Cultural, do discurso de felicidade na literatura de autoajuda e da formação de subjetividades está embasada em Adorno e Horkheimer (2000), Benjamin (1994), Morin (1997), Sodré (1978), Chagas (1999), Freire Filho (2010), dentre outros. Desse modo, o nosso corpus de análise é formado por materialidades textuais selecionadas da página Augusto Cury, pertencente à rede social Facebook. Os resultados apontam para formações discursivas que materializam a crença de que a autoajuda contribui para o bem-estar das pessoas, mais especificamente, para a sua felicidade. Nesse ínterim, percebe-se a forma através da qual a Indústria cultural e Cultura de Massa influenciam nos processos de formação de subjetividades e construção da identidade, construindo através da autoajuda modelos e receitas prontas para todos aqueles que desejam ser feliz.
ISSN
1983-8018
Periódico
Autor
Brito, Luan Talles de Araújo | Vieira, Demóstenes Dantas; Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Pernambuco – UFPE; Professor-pesquisador realizando Estágio Pós-Doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em História –PPGH oferecido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.
Data
10 de julho de 2021
Formato
Identificador
http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/norteamentos/article/view/4435 | 10.30681/rln14364435
Idioma
Direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY 3.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Fonte
Revista de Letras Norte@mentos; V. 14, N. 36 - ESTUDOS LINGUÍSTICOS