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DISCUSSING LEARNING UNDER ACTOR-NETWORK THEORY PERSPECTIVE||Discutindo a aprendizagem sob a perspectiva da teoria ator-rede
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Metadados
Descrição
In this paper, we argue learning as a dynamic and multifaceted phenomenon, product of series of conditions emerging from a networking causality, taking body as a mediating instance between subject and the world, affecting reciprocally each other. Based on concept of translation, defended by Actor-Network Theory, we searched their unfolding in Psychology field in order to understand the construction of identities as bets, always temporaries, of materiality and sociality processed mixtures, during human biography lifetime. We used Stengers-Despret principles, brought up to date for Latour, pointing to a alternative political epistemology making a reflection on teaching, learning and knowledge construction: while a process necessarily tied and tuned with others; while a risked enterprise that leads in account, as a survival strategy, human and on human recalcitrance; that offers occasions to differ in a movement where all the involved ones modify each others because of effects produced; while a plural and inclusive practice, having, finally, a common world as the major objective of this constructions. Key words: Learning; Actor-Network Theory; Psychology|| Neste trabalho, discutimos as aprendizagens como um fenômeno dinâmico e multifacetado, produto de uma série de condições que emergem numa causalidade em redes, tomando o corpo enquanto uma instância mediadora que se afeta como um todo nas interações com o mundo. Apoiamo-nos no conceito de tradução defendido pela Teoria Ator-Rede, buscando seus desdobramentos no campo da Psicologia para entender a construção das identidades como apostas sempre provisórias das mesclas de materialidade e socialidade que vão se processando ao longo das biografias dos humanos. Valemo-nos dos princípios Stengers-Despret, atualizados por Latour, apontando para uma epistemologia política alternativa ao fazer uma reflexão sobre o ensinar, o aprender e construir conhecimento: enquanto um processo necessariamente vinculado e sintonizado com outros; enquanto uma empreitada de riscos que leva em conta, como estratégia de sobrevivência, as recalcitrâncias em humanos e não humanos; que oferece ocasiões para diferir num movimento em que todos os envolvidos se modificam pelos efeitos que causam reciprocamente uns nos outros; enquanto uma prática plural e inclusiva, tendo, finalmente, um mundo comum como o objetivo maior destas construções.
ISSN
0104-4060
Periódico
Colaboradores
Agência Capes financiou a tese de doutorado da qual o artigo foi extraído
Autor
Queiroz e Melo, Maria de Fatima Aranha de
Data
29 de abril de 2011
Formato
Identificador
Idioma
Editor
Fonte
Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 177-190 | Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 177-190 | Educar em Revista; v. 27, n. 39 (2011); p. 177-190 | 1984-0411 | 0104-4060
Assuntos
Educação;Ensino-aprendizagem | Aprendizagens; Teoria Ator-Rede; Psicologia. | Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion