-
discussões filosóficas com crianças: uma oportunidade para experimentar abrir a mente||discusiones filosóficas con niñas y niños: una oportunidad para experimentar una mente abierta||philosophical discussions with children: an opportunity for experiencing open-mindedness
- Voltar
Metadados
Descrição
As crianças desenvolvem e experimentam inúmeras habilidades de pensamento no decorrer de um diálogo filosófico, que é o meio didático para a prática da filosofia com crianças, desde o seu nascimento. Uma delas desempenha um papel primordial na possibilidade de um verdadeiro diálogo, já que se baseia no encontro de mentes: ter a mente aberta. Além disso, este conceito é onipresente na literatura sobre filosofia para crianças (Lipman, 2003: 172-179; Tozzi, 2001, 2002) e, portanto, requer uma exploração e uma análise precisa, que é o objetivo deste artigo. Mais precisamente, há três objetivos: definir a natureza e as características da mente aberta, analisar sua emergência nas discussões filosóficas e, além disso, estudar seu papel na prática da filosofia. Nossa pesquisa (conduzida na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne) mostrou que certos indicadores presentes no discurso das crianças manifestam a ocorrência de abertura da mente: reformulação das palavras umas das outras, complementaridade de enunciados, explicação das ideias um do outro, estabelecimento de nuances, desacordo em termos e pensamento crítico. Esses atos cognitivos revelam uma relação intelectual entre as crianças, a ponto de que a abertura da mente pode ser definida como uma atitude bidimensional: tanto como uma disposição cognitiva que possibilita a compreensão da ideia de outra pessoa como uma disposição ética que permite a aceitação da alteridade. Além disso, sinaliza uma postura ética: a capacidade de assumir abraçar as palavras dos outros, sem necessariamente concordar, a capacidade de levar em conta uma visão alternativa sobre o mundo. A hipótese de pesquisa, que é o resultado de sete anos de pesquisa na cidade francesa de Romainville (leste de Paris) é, portanto, a seguinte: discussões filosóficas constituem uma oportunidade para as crianças experimentarem ter a mente aberta como uma habilidade de pensamento crucial e como uma postura ética.||Children develop and experience numerous thinking skills in the course of a philosophical dialogue, which is the didactic medium for the practice of philosophy with children, since its birth. One of them plays a paramount role in the possibility of true dialogue, as it relies on the meeting of minds: open-mindedness. Furthermore, this concept is omnipresent in the literature about philosophy for children (Lipman, 2003: 172-179 ; Tozzi, 2001, 2002) and thus, requires an exploration and a precis analysis, which is the aim of his article. More precisely, there are three objectives: define the nature and characteristics of open-mindedness, analyse its emergence in philosophical discussions and, moreover, studying its role in the practice of philosophy. Our research (lead in University Paris 1 Panthéon-Sorbonne) has shown that certain indicators present in the children’s discourse manifest the occurrence of open-mindedness: reformulation of one another’s words, complementarity of statements, explication of each other’s ideas, establishment of nuances, disagreement on terms and critical thinking. These cognitive acts reveal an intellectual relation between children, so much so as open-mindedness can be defined as a two-dimensional attitude, both as a cognitive disposition enabling the understanding of someone else’s idea and an ethical disposition enabling the acceptance of alterity. Moreover, it signals an ethical posture: the capacity to take embrace the words of others, without necessarily agreeing, the ability to take into account an alternative view on the world. The research hypothesis, that is the result of seven years research in the French town of Romainville (East of Paris) is, therefore, the following: philosophical discussions constitute an opportunity for children to experience open-mindedness as a crucial thinking skill and ethical posture.||Niñas y niños desarrollan y experimentan numerosas habilidades de pensamiento en el curso de un diálogo filosófico, que ha sido el medio didáctico para la práctica de la filosofía con niñas y niños, desde su nacimiento. Una de estas habilidades juega un papel primordial para hacer posible el diálogo verdadero, ya que se basa en la reunión de las mentes: una mente abierta. Además, este concepto es omnipresente en la literatura sobre filosofía para niños (Lipman, 2003: 172-179; Tozzi, 2001, 2002) y, por lo tanto, requiere una exploración y un análisis preciso, que es el objetivo de este artículo. Más precisamente, este texto tiene tres objetivos: definir la naturaleza y las características de la mente abierta, analizar su surgimiento en discusiones filosóficas y, además, estudiar su papel en la práctica de la filosofía. Nuestra investigación (realizada en la Universidad de París 1 Panthéon-Sorbonne) ha demostrado que ciertos indicadores presentes en el discurso de niñas y niños indican una mente abierta: la reformulación de las palabras de los demás, la complementariedad de las declaraciones, la explicación de las ideas de los demás, el establecimiento de matices y el desacuerdo sobre los términos. y el pensamiento crítico. Estos actos cognitivos revelan una relación intelectual entre niñas y niños. Por eso, la apertura mental se puede definir como una actitud bidimensional, tanto como una disposición cognitiva que permite la comprensión de la idea de otra persona y una disposición ética que permite la aceptación de la alteridad. Además, señala una postura ética: la capacidad de abrazar las palabras de otras personas, sin necesariamente estar de acuerdo; la capacidad de tener en cuenta una visión alternativa del mundo. La hipótesis y el resultado de siete años de investigación en la ciudad francesa de Romainville (al este de París) es que las discusiones filosóficas constituyen una oportunidad para que niñas y niños experimenten una mente abierta como una habilidad de pensamiento crucial y una postura ética.
ISSN
1984-5987
Periódico
Autor
hawken, johanna
Data
11 de junho de 2019
Formato
Identificador
https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/view/42982 | 10.12957/childphilo.2019.42982
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 childhood & philosophy
Fonte
childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-20 | childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-20 | childhood & philosophy; v. 15 | 2019; 01-20 | 1984-5987
Assuntos
Philosophy | open-mindedness; dialogue; thinking skill; alterity; interaction | mente abierta; diálogo; habilidad de pensamiento; alteridad; interacción | mente aberta; diálogo; habilidade de pensamento; alteridade; interação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion