-
Disponibilização de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem: o uso do Moodle na disciplina de biologia
- Voltar
Metadados
Descrição
Esta pesquisa investiga como as unidades didáticas interativas de Biologia, desenvolvidas por meio da Plataforma Moodle, podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é analisar e avaliar metodologicamente um produto educacional elaborado e aplicado
mediante uma unidade didática de Biologia para estudantes de Magistério do Ensino Médio, em uma escola pública do Norte do Paraná. O Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) apresenta-se, como um recurso inédito na Educação Básica Pública do Estado do Paraná, pois a Secretaria de Educação deste Estado não disponibiliza tal recurso aos estudantes.
Acredita-se que o AVEA, quando produzido e disponibilizado, aplicando uma unidade didática bem planejada, poderá viabilizar um recurso capaz de promover o conhecimento. O referencial teórico-metodológico pautou-se no ensino de ciências sob a perspectiva da Pedagogia Históricocrítica abordada pelos autores Gasparin e Saviani. Por este enfoque é possível considerar a aprendizagem dos conteúdos, seguindo os cinco passos: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final, utilizando o planejamento da unidade didática. Para a tomada de dados utilizou-se a aplicação do produto educacional referente ao conteúdo célula da unidade didática de Biologia, a descrição dos procedimentos de disponibilização do AVEA, a navegação nesse ambiente e a avaliação dos conteúdos desenvolvidos. Qualitativa,
a pesquisa de campo foi utilizada na obtenção de avanços e limites do produto educacional quanto ao conteúdo abordado e a funcionalidade da plataforma Moodle. Os resultados revelam a viabilidade desse recurso tecnológico no sentido de promover uma aprendizagem interativa,
que pode ser viabilizada mediante a elaboração e disponibilização da unidade didática interativa, o produto educacional aplicado, no sentido de subsidiar o processo de ensino e aprendizagem.
ISSN
2238-8850
Periódico
Autor
Martiniano, Eziquiel | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Data
26 de outubro de 2015
Formato
Identificador
Idioma
Fonte
Revista Polyphonía; v. 26 n. 2 (2015): Dossiê: Mestrado Profissional, Formação Permanente e Vivencias na Educação Básica; 307-312 | 2238-8850 | 2236-0514
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por Pares