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Dissociação entre forma e estrutura harmônica em obras de Claude Debussy e Igor Stravinsky
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Metadados
Descrição
In this paper we present analyses of the Prelude X, Book II, entitled Canope, by Claude Debussy, and of the Introduction to the first part from the ballet The Rite of Spring by Igor Stravinsky. Our work focuses on the harmonic content of these pieces which are interpreted through traditional methods for analysis of tonal harmony, such as the detailed by Walter Piston is his book “Harmony”, as well in the light of techniques for pitch organization common to composers of the aesthetics studied here, as the ones compiled by Stefan Kostka e Matthew Santa. Our results show how these works, output of composers from different aesthetics and generations, share a same characteristic: the dissociation between harmonic form and structure. In both cases, even though as results of different procedures for harmonic organization, we found a background organizational layer inspired by the tonal system that supports the creation of a harmony without perceptible traces of tonal relations.||Nesse artigo apresentamos análises do Prelúdio X, Livro II, intitulado Canope, de Claude Debussy e da Introdução à primeira parte do balé A Sagração da Primavera de Igor Stravinsky. Nosso trabalho enfoca o conteúdo harmônico destas peças que são interpretadas através de métodos tradicionais de análise harmônica tonal, como o detalhado por Walter Piston em seu livro Harmony, bem como sob a luz de técnicas de organização de alturas comuns aos compositores das vertentes estéticas estudadas, como as compiladas por Stefan Kostka e Matthew Santa. Nossos resultados mostram como essas obras, provenientes da produção de compositores de estéticas e gerações distintas, compartilham uma mesma caraterística: a dissociação entre a forma e a estrutura harmônica. Em ambos os casos, embora como resultantes de procedimentos distintos de organização harmônica, encontramos um plano organizacional subjacente inspirado no sistema tonal que subsidia a criação de uma harmonia sem traços perceptíveis de relações tonais.
ISSN
1676-3939
Periódico
Autor
Monteiro, Adriano
Data
12 de março de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/63737 | 10.5216/mh.v21.63737
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Revista Música Hodie
Fonte
MUSICA HODIE; Vol. 21 (2021) | Revista Música Hodie; v. 21 (2021) | 1676-3939 | 2317-6776
Assuntos
Claude Debussy | Igor Stravinsky | análise harmônica | Prelúdio X | Canope | A Sagração da Primavera
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion