-
Diversidade e sentidos do patrimônio cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional||Diversity and meanings of the cultural patrimony: a proposal to read the trajectory of recognition of Afro-Brazilian culture as national patrimony
- Voltar
Metadados
Descrição
Considerando que o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural pressupõem uma reeducação das relações étnico-raciais para além dos muros escolares, o texto busca articular as diretrizes que norteiam o processo de reelaboração da nova perspectiva de ensino para se pensar a questão da brasilidade à ressemantização do conceito de patrimônio cultural. Tomando como base os decretos e leis da política oficial de preservação do patrimônio cultural no Brasil do final do século XX, o texto reflete a trajetória de construção do patrimônio como um longo processo de luta para a valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira.||Considering that the recognition and appreciation of cultural diversity imply a re-education of the ethnic-racial relations beyond school walls, the text aims at articulating the guidelines which rule the process of rebuilding of the new perspective of teaching to promote a reflection on the “Brazilianess” issue towards the re-semantization of the concept of cultural patrimony. Based on the decrees and laws of the official policies of cultural patrimony preservation in Brazil at the end of the 20th century, this text reflects the trajectory of construction of the patrimony as a long process which is the struggle for the appreciation, and recognition of the Afro-Brazilian culture.
ISSN
1983-201X
Periódico
Autor
Nogueira, Antonio Gilberto Ramos
Data
1 de julho de 2008
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6745 | 10.22456/1983-201X.6745
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/6745/4047 | /*ref*/ABREU, Marta. Cultura imaterial e patrimônio histórico nacional. In: Cultura Política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. ANDERSON, Benedict. Nação e Consciência Nacional. São Paulo: Ática, 1989. BITTENCOURT, Circe M. F. Identidades e ensino da história no Brasil. In: Ensino da história e memória coletiva. Porto Alegre: Artmed, 2007. CANCLINI, Nestor. O patrimônio cultural e a construção do imaginário nacional. In: Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Brasília: IPHAN/MINC, n. 23, 1994. CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: UNESP, 2001. DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO IMATERIAL/IPHAN. Os Sambas, as rodas, os bumbas, os meus e os bois: A trajetória da salvaguarda do patrimônio cultural imaterial no Brasil. Brasília: IPHAN, 2006. FERNANDES, Ricardo O. Ensino de histórica e diversidade cultural: desafios e possibilidades. In: Caderno Cedes. Campinas: UNICAMP, vol. 25, n. 67, 2005. FONSECA, Maria Cecília L. O patrimônio em processo: Trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ\IPHAN, 1997. _________. Para além da pedra e cal: por uma concepção ampla de patrimônio cultural. In: Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. GOFF, Jacques Le. História e Memória. Campinas: UNICAMP, 1992. GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade étnico-cultural. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003. GONÇALVES, Reginaldo. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ\IPHAN, 1996. GUIMARÃES, Manoel Luís Salgado. Nação e Civilização nos Trópicos: O IHGB e o Projeto de uma História Nacional. In: Estudos Históricos. Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 1988. HORTA, GRUMBERG e MONTEIRO (org.). Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN\Museu Imperial, 1999. IANNI, Otavio. Otavio Ianni: o preconceito racial no Brasil (Entrevista). In: Estudos Avançados: O negro no Brasil. São Paulo: USP, 2004, n. 50. MENDONÇA, VIANA, NOGUEIRA, LODY. O Ofício de Baianas de acarajé - patrimônio cultural. In: Registro e políticas de salvaguarda para as culturas populares. Rio de Janeiro: IPHAN/CNFCP, 2005. (Encontros e Estudos). NOGUEIRA, Antonio Gilberto R. Por um inventário dos sentidos: Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário. (Prêmio Silvio Romero 2004) São Paulo: HUCITEC\FAPESP, 2005. _________. O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Redescoberta do Brasil: A sacralizaçao da memória em pedra e cal. São Paulo: PUC-SP, 1995. (Dissertação de Mestrado). NORA, Pierre. Entre Memória e História: A problemática dos lugares. In: Projeto História: História & Cultura. São Paulo: PUC, n. 10,1993. RODRIGUES, Marly. Preservar e consumir: o patrimônio histórico e o turismo. In: Turismo e Patrimônio Cultural. São Paulo: Contexto, 2001. SANDRONI, Carlos. Questões em torno do dossiê do samba de roda. In: Registro e políticas de salvaguarda para as culturas populares. Rio de Janeiro: IPHAN/CNFCP, 2005. (Encontros e Estudos). SANT’ANNA, Márcia. A face imaterial do patrimônio cultural: os novos instrumentos de reconhecimento e valorização. In: Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. SEGALA, Lygia. Identidade, educação e patrimônio: trabalho do Laboep. Revista Eletrônica IPHAN. Disponível em: http://www.revista.iphan.gov.br/materia.php?id=138 VIEIRA, Camila. A difícil vida de lá. In: O POVO: Vida & Arte. Fortaleza: 20/11/2006, p. 7.
Fonte
Anos 90; v. 15, n. 27 (2008): Dossiê África - Brasil; 233-255 | Anos 90; v. 15, n. 27 (2008): Dossiê África - Brasil; 233-255 | 1983-201X | 0104-236X
Assuntos
Patrimônio cultural; Diversidade; Educação patrimonial; Identidade; Memória | Cultural patrimony; Diversity; Patrimonial education; Identity; Memory
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion