-
Do Cinema ao GIF: Apropriações e ressignificações da imagem no século XXI
- Voltar
Metadados
Descrição
Resumo: O artigo tem como objetivo compreender fenômenos comunicacionais a partir do conceito da midiatização observando apropriações visuais de cenas de filmes em gifs identificados nos meios digitais. A problemática dessas apropriações se forma a partir do momento em que a sociedade produz sentidos visuais e registra sensações e emoções individuais e compartilhadas nos meios digitais, compartilhando situações e emoções através de imagem em movimento e texto que poderão ser reproduzidos constantemente, da mesma forma que a indústria cinematográfica pretende a partir da construção de uma memória artificial. Nesse caso, analisa como as sociedades midiatizadas transformam meios como o cinema a fim de aprimorar suas formas de comunicação e, em outro aspecto, busca compreender como as ações de atores sociais criam sentidos visuais em gifs, contam histórias produzindo novas memórias e eternizam suas vivências cotidianas a partir de um dispositivo tentativo.Palavras-chave: Cinema. Gif. Apropriação. Imagem. Memória FROM CINEMA TO GIF: APPROPRIATIONS AND REFRAMINGS OF THE IMAGE IN THE XXI CENTURY Abstract: The article aims to understand digital communications from the concept of mediatization, observing visual appropriations of movie scenes in gifs identified in digital media. The problematic of these appropriations starts from the moment when society produces visual senses and records individual and shared feelings and emotions in digital media, sharing situations and emotions through the moving image and text that can be reproduced constantly, in the same way that film industry intends from the construction of an artificial memory. In this case, analyzes how mediatized societies transform media such as cinema, to improve their forms of communication and, in another aspect, seek to understand how actions of social actors create visual meanings in gifs, they tell stories producing new memories and eternalize their daily experiences from a tentative device.Keywords: Cinema. Gif. Appropriation. Image. Memory
ISSN
1984-1191
Periódico
Colaboradores
Ana Paula da Rosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Abrangência
América Latina | Era Industrial e Eletrônica | Sociedades Complexas; Culturas Contemporâneas
Autor
Simon da Silva, Flóra
Data
11 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/view/100160 | 10.22456/1984-1191.100160
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/view/100160/pdf | https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/downloadSuppFile/100160/53987 | /*ref*/ALMEIDA, Milton José de. Cinema: arte da memória. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. AUMONT, Jacques. A Imagem. 2.ed. São Paulo: Papirus, 1995. | /*ref*/BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. | /*ref*/BRAGA, José Luiz. Circuitos versus campos sociais. In: MATOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda Aparecida. Mediação e Midiatização: Livro Compós 2012. Salvador/Brasilia: UFBA/COMPÓS, 2012, p 28-52. | /*ref*/FAUSTO NETO, Antônio. Midiatização, prática social – prática de sentido. XV Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). UNESP – Bauru, SP, junho de 2006. | /*ref*/_____________________. A circulação além das bordas. Mediatización, Sociedad y Sentido: Diálogos Brasil y Argentina. Rosário: UNR, 2010. p. 2-17. | /*ref*/FLUSSER, Vilém. Los gestos. Fenomenologia y comunicacion. 1994. Disponível em https://monoskop.org/images/c/cd/Flusser_Vilem_Los_gestos_Fenomenologia_y_comunicacion.pdf. Acesso em janeiro de 2020. | /*ref*/GONZÁLES DE GOMES, Maria Nélida. A reinvenção contemporânea da Informação: entre o material e o imaterial. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 2, 2009. | /*ref*/HJARVARD, Stig. Midiatização: conceituando a mudança social e cultural. In: Revista Matrizes. N° 1, 2014, p. 21-44. | /*ref*/JUNG, G. Carl. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Editora Vozes. 2 ed. Petrópolis, 2002. | /*ref*/LATOUR, Bruno. Where are the missing masses, sociology of a few mundane artefacts. In Shaping Technology-Building Society. Studies in Sociotechnical Change, Wiebe Bijker and John Law (editors), MIT Press, Cambridge Mass. pp. 225-259, 1992 | /*ref*/LUPINACCI, A. Ludmila. As apropriações do GIF animado: aspectos culturais, expressivos e afetivos dos usos de uma tecnologia defasada. Dissertação de Mestrado em Comunicação e Informação. UFRGS. 2016 | /*ref*/NADAL, João, H.D. A cultura do gif: Reconfigurações de imagens técnicas a partir dos usos e apropriações de narrativas cíclicas. Dissertação de mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiutí do Paraná. 2014 | /*ref*/PROULX, Serge. Paradigmas para pensar os usos dos objetos comunicacionais. In: PROULX, Serge; FERREIRA, Jairo; ROSA, Ana Paula (orgs). Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2016, p. 41-78. | /*ref*/ROSA, Ana Paula. Imagens-Totem em Permanência X Tentativas Midiáticas de Rupturas. In: ARAUJO, Denize Correa e CONTRERA, Malena Segura (orgs) – Compós 2014. 368 p. | /*ref*/_______________. Paradigmas para pensar os usos dos objetos comunicacionais. In: PROULX, Serge; FERREIRA, Jairo; ROSA, Ana Paula (orgs). Midiatização e redes digitais: os usos e as apropriações entre a dádiva e os mercados. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2016, p. 71-97. | /*ref*/________________. Tensões entre o registro e a encenação: a imagem de Aylan Kurdi e sua constituição em totem. Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 1, p. 327-351, 2017. | /*ref*/ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC São Paulo, 2009 | /*ref*/VERÓN, Eliseo. Teoria da midiatização: uma perspectiva semioantropológica e algumas de suas consequências. Revista Matrizes. São Paulo. Vol. 8, n° 1, 2014.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 ILUMINURAS
Fonte
ILUMINURAS; v. 21, n. 53 (2020): Antropologia das imagens: "supervivência" dos arquivos e imaginação dos tempos | 1984-1191
Assuntos
Antropologia Visual e da Imagem | Memória Coletiva; Imagem e Imaginário | Imagem; Comunicação Social
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa em Novas Tecnologias; Pesquisa com Imagens