Descrição
O objetivo principal deste trabalho é aproximar o espetáculo 72Migrantes/Altar (2011), da Cia. Zynaia – Escuela Nacional de Arte Teatral (Cidade do México), às pesquisas teóricas de Bertolt Brecht (1982) e suas aplicações práticas. Parto da premissa de que o espetáculo citado possui sua estética fundamentada em uma poética que pode ser comparada à brechtiana, e se funda- menta em depoimentos para a constituição de sua dramaturgia. O espetáculo em questão tem o desenvolvimento de sua narra- tiva calcado num acontecimento verídico, ocorrido na cidade de San Fernando, Estado de Tamaulipas, México, em que setenta e três migrantes tentaram atravessar a fronteira para chegar até as terras estadunidenses. Mas estes migrantes não conseguem chegar ao seu paradeiro final, pois, no meio da travessia, a comitiva é assassinada. Para a construção de sua dramaturgia, são utilizados sete, dos setenta e dois textos biográficos relativos aos migrantes mortos, alguns reais e outros imaginados, dispo- níveis para consulta, no site intitulado “Los 72 que murieron”. Para delinear o embasamento sobre o contexto onde está inserido, revisitarei brevemente a história do México, calcada principalmente na expansão da violência e do narcotráfico no país. Como complemento para o desenvolvimento deste estudo, tais reflexões serão articuladas a críticos culturais, como Walter Benjamin (1994) e Nelly Richard (2002).Palavras-chave: Bertolt Brecht. Retórica testemunhal. Teatro contemporâneo. Teatro épico. Walter Benjamin.