-
Do the career ladders honor the best teachers?||¿Los planes de desarrollo de cargos y salarios premian los mejores profesores?||Os planos de carreira premiam os melhores professores?
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper presents a discussion on the criteria for progression in teachers' career ladder. Initially, the teachers' roles among the contemporary society, as well as their importance will be discussed. Then, the teachers improvement related to their own activities will also be discussed. Later, some national and foreign researches focused on teaching characteristics which affect students outcomes will be examined. The following topic intends to identify the Brazilian legislation related to the teachers' career ladder. Finally, the criteria and characteristics of the teachers' career ladder in Barreiras City, Bahia, Brazil, are described. Nowadays, this city is on a disjunctive situation between caring about teachers' proposals and its commitment with future budgets. The conclusions of this article indicate that career ladders, are generally based on aspirations, desires and assumptions. It is suggested that these career ladders prioritize the teachers characteristics which have an effect on the students' performance, since they are teachers and schools principal aim.||Este artículo presenta una discusion a respecto de los criterios para la progresion en los Planes de desarrollo de cargos y salarios. Inicialmente se discute el papel y la importancia del profesor en la sociedad contemporanea. En seguida se discute la importancia de la formacion continua relativa a la actividad del profesor. Despues son examinadas algunas pesquisas nacionales y extranjeras con foco en las caracteristicas docentes que interfieren en el rendimiento de los alumnos. El topico posterior busca identificar la legislacion brasileña referente a los Planes de desarrollo de cargos y salarios. Finalmente son descritos los criterios y las caracteristicas del plan de carrera docente del municipio de Barreiras, en el Estado de Bahia, que pasa por una situacion disyuntiva entre atender las propuestas docentes y el comprometimiento de presupuestos futuros. Las conclusiones del artículo indican que tales planes de desarrollo de cargos y salarios, generalmente, son fundamentados en aspiraciones, deseos y suposiciones no fundamentadas en la literatura. Se sugiere que estos planes prioricen las caracteristicas del profesor que presentan efecto sobre el desempeño estudiantil, una vez que el profesor y la escuela estan al servicio del alumno.||Este artigo apresenta uma discussao a respeito dos criterios para progressao nos planos de carreira docente. Inicialmente, sera discutido o papel do professor na sociedade contemporânea e sua importância. Em seguida, discute-se a importância da formação continua relativa à atividade do professor. Depois, algumas pesquisas nacionais e estrangeiras com foco nas caracteristicas docentes que interferem no rendimento dos discentes sao examinadas. O topico posterior busca identificar a legislação brasileira referente aos planos de carreira do magisterio. Por fim, descrevem-se os criterios e as caracteristicas do plano de carreira docente do municipio de Barreiras, no Estado da Bahia, o qual passa por uma situação disjuntiva entre atender as propostas docentes e o comprometimento de orcamentos futuros. As conclusoes do artigo indicam que os planos de carreira, geralmente, sao fundamentados em aspiracoes, desejos e suposicoes nao embasados na literatura. Sugere-se que os planos de carreira priorizem as caracteristicas do professor que apresentam efeito sobre o desempenho estudantil, uma vez que o professor e a escola estao a servico do aluno.
ISSN
1809-4465
Autor
Pimentel, Gabriela Sousa Rego | Palazzo, Janete | Oliveira, Zenaide dos Reis Borges Balsanulfo de
Data
20 de abril de 2009
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Fonte
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 17, n. 63 (2009): Revista Ensaio - Abr./Jun.; 355-380 | 1809-4465 | 0104-4036
Assuntos
Planes de desarrollo de cargos y salarios; Valorizacion del magisterio; Evaluacion de desempeño; Formacion de profesores | Teachers career ladder; Appreciation of the teacher profession; Performance assessment; Teachers' formation | Plano de carreira; Valorização do magisterio; Avaliação de desempenho; Formação de professores
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion